Ti Trabalho Individual
Trabalho Escolar: Ti Trabalho Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivaaniceferreira • 21/11/2014 • 2.385 Palavras (10 Páginas) • 791 Visualizações
Pergunta 1
(Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Avalie as afirmativas abaixo acerca do processo de globalização, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) ao considerar os aspectos culturais, econômicos e políticos.
I. Segundo os opositores da globalização, ela tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tais como a introdução de novas tecnologias liberadoras de mão de obra e a institucionalização de diferentes relações de trabalho.
II. Para os opositores do processo de globalização, ela contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.
III. A globalização gera, para os críticos desse processo, a indiferença dos investidores internacionais quanto à capacidade dos países em desenvolvimento de manter seu ritmo de crescimento e honrar os seus compromissos externos.
IV. A economia globalizada levou o crescimento do comércio mundial, em níveis sem precedentes. Tal fato propiciou o desenvolvimento de inúmeras nações que, até então, estavam à margem do processo de produção capitalista, na América Latina e na África.
V. Com a globalização, configura-se um processo de democratização das relações entre nações, com uma crescente autonomia dos Estados nacionais, com relação às instâncias internacionais de poder. Tal fato é decorrente do desaparecimento dos “blocos” de países que se integravam econômica e culturalmente.
A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:
a.
V, V, V, V, V.
b.
V, F, F, V, F.
c.
F, F, V, V, V.
d.
V, V, V, V, F.
e.
V, F, V, V, F.
1 pontos
Pergunta 2
Em tempos recentes, reconhecidamente de globalização, percebe-se que há uma divisão entre países centrais e periféricos; os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:
a.
globalizadores são os países com baixa tecnologia e com grande poder de decisão política.
b.
os países periféricos ou globalizados conseguem assimilar a nova tecnologia e possuem as multinacionais mais avançadas.
c.
os globalizadores geram ciclos de crescimento econômicos mundiais, distribuição equitativa da riqueza e das inovações tecnológicas.
d.
os países globalizados importam mais que exportam, ou então, exportam produtos menos elaborados, cuja tecnologia é adquirida no exterior.
e.
há no mundo uma homogeneidade socioeconômica e política, sem que se possa identificar a ação hegemônica de determinados países.
1 pontos
Pergunta 3
Com o desenvolvimento capitalista, há uma tendência de haver concentração e centralização do capital industrial; uma segunda característica é o movimento de concentração e centralização do capital monetário. Sobre essa afirmação, pode-se dizer que:
a.
a afirmação é totalmente incorreta, pois o desenvolvimento capitalista não tem relação com o capital industrial.
b.
a afirmação é parcialmente correta, faltando incluir a importância adquirida pela exportação de capitais.
c.
a afirmação é parcialmente correta, faltando incluir a importância do caráter produtivo do capital monetário.
d.
a afirmação é parcialmente correta, pois o desenvolvimento capitalista não tem relação com o capital financeiro.
e.
a afirmação é totalmente incorreta, pois o desenvolvimento capitalista tem a característica de ampliar o acesso a todas as mercadorias, especialmente as de bens de capital.
1 pontos
Pergunta 4
Em relação à globalização, pode-se dizer que ela se caracteriza pela:
I. Elevação do desemprego e da informalidade, aumento da privatização e a perda de força política do sindicalismo.
II. Expansão dos fluxos de informações que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais.
III. Queda da pobreza e diminuição da desigualdade social, especialmente entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento.
Com relação a essas afirmativas:
a.
...