Tipos Coberturas
Monografias: Tipos Coberturas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helena.sa • 26/8/2014 • 855 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
Cobertura de Bambu
Esse tipo de material é usado hoje em dia para fins mais decorativos e costuma estar associada a outros materiais como a madeira. A cobertura de bambu permite leveza e flexibilidade a cobertura proporcionando um visual mais interessante e orgânico para o ambiente. Podemos mostrar como exemplo O Aeroporto de Madrid que possui uma estrutura mista de madeira e bambu e as telhas são confeccionadas com argamassa e cimento e partes do próprio bambu.
Coberturas de Vidro
Valorizam a obra, mantém a iluminação e protegem de interpéries naturais como vento e chuvas. Elas podem ser de policarbonato que é um material de alta transparência e resistência a impactos, mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta. As chapas de acrílico apresentam uma grande versatilidade quanto as formas, cores e usos, embora sua resistência ao amarelamento seja baixa é uma material que possui manutenção e instalação menos arriscada por ser mais leve que o vidro. O vidro possui alta durabilidade, porém é bem mais pesado, mais frágil e sua manipulação mais difícil As telhas de fibra de vidro proporcionam a passagem de vários níveis de luz de acordo com sua cor, mas são telhas translúcidas e não apresentam o aspecto de brilho semelhante ao policarbonato ou vidro.
Telhado Verde
Telhado verde é uma técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de edificações.
Etapas de construção de um telhado verde:
1. Membrana a prova d’água – para a impermeabilização.
2. Camada de drenagem – para reter e drenar a água.
3. Solo ou substrato - para absorver a água e dar nutrientes para a
vegetação.
4. Cobertura – para impedir a erosão.
5. Vegetação.
Recomenda-se utilizar plantas de porte baixo, raízes não profundas, crescimento lento e que não necessitem de muita manutenção. O ideal é utilizar plantas nativas ou que já estejam adaptadas ao clima local.
• Vantagens do telhado verde:
- Criação de novas áreas verdes, principalmente em regiões de alta
urbanização;
- Diminuição da poluição ambiental;
- Ampliação do conforto acústico no edifício que recebe o telhado verde;
- Melhorias nas condições térmicas internas do edifício;
- Aumento da umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado verde;
- Melhora o aspecto visual, através do paisagismo, da edificação.
• Desvantagens do telhado verde:
- Custo de implantação do sistema e sua devida manutenção;
- Caso o sistema não seja aplicado de forma correta, pode gerar infiltração de
água e umidade dentro do edifício.
Cobertura De Policarbonato
O policarbonato é um plástico de engenharia, utilizado nas mais diversas áreas: automobilística, arquitetura, indústria, medicina entre outras. É um material de alta transparência e resistência a impactos. Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta.
O policarbonato é indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 89%. Por sua alta resistência a impactos
...