Tipos De Entrevistas E Questionários
Trabalho Universitário: Tipos De Entrevistas E Questionários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erikagalak • 15/9/2013 • 4.911 Palavras (20 Páginas) • 643 Visualizações
forma de entrevistas e questionários pode variar muito. As entrevistas podem ser rigidamente padronizadas, nas quais as perguntas e as respostas alternativas permitidas são preestabelecidas, ou podem ser completamente assistemáticas nas quais as perguntas propostas e as respostas permitidas não são estabelecidos antes da entrevista. Embora a amplitude possível da estrutura do questionário seja mais limitada, também ai é possível certa variação.
ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS PADRONIZADOS
Na entrevista ou no questionário padronizados, as perguntas são apresentadas, a todas as pessoas, exatamente com as mesmas palavras e na mesma ordem. Evidentemente, a razão para a padronização é assegurar que todas as pessoas entrevistadas respondam à mesma pergunta. Se um entrevistador pergunta: "Você gostaria que os impostos fossem reduzidos no próximo ano?", e outro pergunta: "Você pensa que uma redução de impostos no próximo ano seria desejável?", as respostas podem não ser comparáveis. As diferenças na ordem das perguntas também podem influir no sentido e nas consequências de determinada pergunta. A pergunta sobre a conveniência de uma redução de impostos poderia ser respondida de forma diferente se fosse posterior a uma pergunta sobre a necessidade de desenvolvimento de mísseis intercontinentais e se fosse posterior a uma pergunta sobre o orçamento da pessoa que responde.
No entanto, as entrevistas e os questionários padronizados podem diferir quanto à sistematização das perguntas empregadas. Podem apresentar respostas alternativas fixas, ou podem deixar a pessoa com liberdade para responder de acordo com suas palavras.
PERGUNTAS COM "ALTERNATIVAS FIXAS." Uma pergunta com "alternativa fixa" (ou "fechada") é aquela em que as respostas estão limitadas às alternativas apresentadas. Estas podem ser apenas Sim ou Não, mas podem também permitir a indicação de vários graus De aprovação ou desaprovação, ou podem consistir de uma série de respostas, dentre as quais a pessoa escolhe uma, como a mais próxima de sua posição. A seguir são apresentados alguns exemplos de questões com alternativas fixas:
Qual a classe social em que você se colocaria - classe média, classe baixa, classe trabalhadora, ou classe alta?
Para o nosso levantamento, precisamos de uma indicação grosseira da renda de sua família. Você não se incomodaria de dizer em que classe cai essa renda?
Abaixo de 1.000 dólares por ano
De 1.000 a 2.000 dólares
De 2. 000 a 3. 000 dólares
De 3.000 a 4.000 dólares
De 4.000 a 5.000 dólares
Mais de 5.000 por ano
Coloque um l à frente daquilo que você considera mais importante ter ou fazer para progredir na vida. Coloque um 2 à frente da que, a seguir, considera mais importante, etc.
---------- "proteção" ---------- inteligência
---------- boa sorte ---------- trabalho
Você tem automóvel? --- Sim --- Não
Como você provavelmente já sabe, o Governador do Estado de Arkansas convocou a Guarda Nacional para impedir que as crianças negras frequentassem as escolas secundárias de Little Rock que anteriormente, só eram frequentadas por crianças brancas. O que você acha desse comportamento? Você diria que:
aprova totalmente
aprova até certo ponto
não tem opinião
desaprova até certo ponto
desaprova totalmente
As respostas a perguntas fechadas já estão adequadas a receberem codificação e, posteriormente, passarem pelo processamento de dados manual e mediante computador.
As perguntas desse tipo são essencialmente iguais, tanto nas entrevistas quanto nos questionários. A única razão para usar entrevistas, e não questionários, com esse tipo de material, é atingir pessoas que não seriam capazes de preencher questionários ou não estariam dispostas a fazê-lo.
PERGUNTAS "ABERTAS". A pergunta "aberta" destina-se a permitir uma resposta livre, e não limitada por alternativas apresentadas. A característica distintiva das perguntas abertas é o fato de apenas apresentarem uma questão, mas não apresentam nem sugerem qualquer estrutura para a resposta; a pessoa tem a oportunidade de responder com suas palavras e com seu quadro de referência.
Eis alguns exemplos de perguntas abertas de entrevistas:
Agora, que você vive em ---------- há ---------- anos, poderia dizer-me o que acha desta cidade?
a. Do que você gosta mais na cidade?
b. Do que você não gosta na cidade?
c. O que me diz de seu bairro? O que você acha dele?
d. O que você acha da vida num conjunto residencial público?
Nos questionários, as perguntas e a ordem de sua apresentação são preestabelecidas; é impossível fazer perguntas suplementares. Quando as perguntas abertas são usadas em entrevistas padronizadas, as perguntas e sua ordem são preestabelecidas, mas o entrevistador tem liberdade para repetir a pergunta se a resposta não for adequada ao que se perguntou, bem como para usar, segundo o seu critério, interrogações não-diretivas, como, por exemplo: "Você teria mais alguma coisa a dizer? O que faz você pensar que..... ? Por que? De que maneira ... ?", etc. A tarefa do entrevistador é estimular o entrevistado a falar livremente e a dizer tudo, ao responder às perguntas incluídas na ficha da entrevista, e deve fazer também um registro literal de suas respostas. Geralmente, não tem liberdade para propor novas perguntas, a não ser para esclarecer o sentido das respostas, e essas novas perguntas não podem ser orientadoras.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE PERGUNTAS ABERTAS E PERGUNTAS COM ALTERNATIVAS
...