TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Modais

Pesquisas Acadêmicas: Tipos De Modais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 11

TIPOS DE MODAIS

Este artigo se propõe a discorrer sobre cada um dos meios de transportes, a fim de apresentar prós e contras desses tipos de modais disponíveis atualmente. Existem cinco tipos de modais de transporte, são eles: ferroviário, aéreo, hidroviário, rodoviário e Dutoviário.

Será apresentado vantagens e desvantagens, quais possuem custos mais altos e também menores, suas facilidades e dificuldades para o uso conforme o tipo de produto/mercadoria a ser transportada.

Palavras-chave: Modais, vantagem, desvantagem, custo.

1 – Introdução

Nos tempos atuais a Logística tem sido considerada uma área de grande potencial na conquista de melhorias e nos resultados das empresas. Neste caso uma das maneiras de ter vantagem competitiva é a grande gama de serviços que são oferecidos aos clientes. Por tanto uma boa logística é fator fundamental para a qualidade dos serviços prestados.

Nos últimos tempos o conceito de logística integrada tem sido um dos pilares para a logística moderna, fazendo cada vez mais com que as atividades deixem de ser isoladas e se difundem a um processo operacional como um todo.

Conforme colocado por Alvarenga e Novaes (2000), para se ter um sistema de transporte organizado, é necessário uma visão sistêmica e planejada, onde pelo menos se conheça o nível de serviço atual e o nível de serviço esperado.

A qualidade do serviço ao cliente está ligada diretamente ao transporte de cargas. Cada um dos tipos de transporte possui custos e características operacionais específicas. Para Ballou (2001), a escolha de um modal de transporte pode ser utilizada para se obter uma vantagem competitiva no serviço prestado.

Conhecer o tipo de carga, trajeto e custos são essenciais para a escolha correta de um modal. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não. A escolha da melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade,segurança e rapidez contribuirão para a satisfação do cliente. Por exemplo, geralmente os custos dos modais ferroviário e aquaviário são fixos, ao mesmo tempo em que nos modais aéreo e rodoviário predominam os custos variáveis com a distância e o peso.

2 – Transportes Aéreos

O transporte aéreo é aquele realizado através de aeronaves e pode ser dividido em Nacional e Internacional. Todas as aeronaves possuem estruturas para transporte de bagagens e/ou cargas. Esses compartimentos podem ser mistos (carga / passageiro) ou individuais, somente carga, somente passageiro.

Segundo Keedi (2004), o modal aéreo é rápido e adequado para mercadorias urgentes. É um meio de transporte considerado misto, já que pode transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo.

O modal aéreo que é um transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência de entrega. O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido, além de ser mais viável para remessas como bagagem, peças de reposição, produtos eletrônicos, mercadoria perecível, brindes, medicamentos, amostras, etc.

Para Vieira (2001), este modal também é vantajoso pelo fato de não necessitar de embalagem mais reforçada, já que o manuseio é mais cuidadoso, pois normalmente suas cargas são unitizadas em pallets ou até mesmo em containeres, um procedimento que contribui para a redução de custos e para facilidade do embarque e desembarque.

Em contra partida, há desvantagens, como, menor capacidade de carga, valor de frete elevado em relação aos outros modais e custo elevado da sua infra-estrutura.O transporte aéreo visa atender empresas que necessitam de entregas rápidas para encomendas de pequeno porte, de alto valor, assim como documentos com emergência de entrega.

O frete deste modal é calculado por meio de peso ou do volume da mercadoria, porém será considerado aquele que obtiver o maior valor. A relação peso/volume estabelecida pela IATA (International Air TransportAssociation) é a seguinte:

• 1 Kg = 6000 cm³ ou 1 ton = 6 m³

Segundo pesquisa realizada entre o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica), a partir dos dados da PAS (Pesquisa Anual de Serviços), foi constatado que os custos fixos no modal aéreo podem atingir até 17% do faturamento, mas há quem se engane achando que é um bom percentual, já que o valor agregado do transporte aéreo é muito superior aos outros modais, pois nesta mesma modalidade, se somarmos os custos variáveis e semi-variáveis o mesmo pode chegar a 70%.

Transporte aéreo é aquele realizado por aeronaves, dentro do país ou entre países.

Transporte Aéreo

Vantagens Desvantagens

Transporte de grandes distâncias. Limite de volume e peso.

Tempo de trânsito muito curto. Frete elevado.

Seguro de transporte é muito baixo. Depende de terminais de acesso.

Está proximo aos centros urbanos.

Quando usar o transporte aéreo?

Pequenos volumes de cargas.

Mercadorias com curto prazo de validade e/ou frágeis.

Grandes distâncias a transportar.

Trajetos exclusivos. (não há via para outros modais)

Tempo de trânsito é muito importante.

Aéronaves:

Fullpax = somente de passageiros.

Full cargo = somente de cargas.

Combi = misto de carga e passageiros.

Movimentação de cargas:

Container

Pallet

Elevadores de carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com