Tipos de Solo de Itororó/BA
Por: Chones • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.464 Palavras (14 Páginas) • 472 Visualizações
Tipos de Solo de Itororó/BA
Atividade entregue ao professor Raul, da disciplina Fundamentos da Ciência do Solo, do Curso de Zootecnia,.
CAMPUS JUVINO OLIVEIRA
Itapetinga, Dezembro de 2008.
Podzólicos ou Argissolos
Podzólicos ou Argissolos são solos profundos e menos intemperizados do que os Latossolos podendo apresentar maior fertilidade natural e potencial. Esses solos são desenvolvidos basicamente a partir de produtos da intemperização de arenitos, com seqüência de horizontes A, B e C bem diferenciados e com suas transições geralmente bem definidas. A principal característica deste solo é a diferença textural entre os horizontes A e B, visto que no horizonte B concentra-se teor mais elevado de argila do que no horizonte A, onde, entretanto, a atividade biológica apresenta-se intensa. O acúmulo de argila no horizonte B torna os solos podzólicos menos permeáveis, portanto mais propensos à erosão hídrica.
São solos minerais, não-hidromórficos, com horizonte A ou E (horizonte de perda de argila, ferro ou matéria orgânica, de coloração clara) seguido de horizonte B textural, com nítida diferença entre os horizontes. Apresentam horizonte B de cor avermelhada até amarelada e teores de óxidos de ferro inferiores a 15%. Podem ser eutróficos, distróficos ou álicos. Têm profundidade variada e ampla variabilidade de classes texturais.
Na Região do Cerrado, as classes mais comuns de Podzólicos são o Podzólico Vermelho-Amarelo (PV) e Podzólico Vermelho-Escuro (PE). Esse último distingue-se pela coloração avermelhada mais escura e teor de óxidos de ferro mais elevado. Alguns podzólicos podem mostrar características intermediárias com outras classes de solos, como pouco desenvolvimento de estrutura e cerosidade, próprios de latossolos ou cambissolos.
Podzólico Vermelho-Amarelo Eutrófico
- Solos com Horizonte “B” Textural (É um horizonte mineral subsuperficial com textura franco arenosa ou mais fina onde houve incremento de argila (fração < 0,002 mm ), orientada ou não, desde que não exclusivamente por descontinuidade de material originário, resultante de acumulação ou concentração absoluta ou relativa decorrente de processos de luviação e/ou formação in situ e/ou herdada do material de origem e/ou infiltração de argila ou argila mais silte, com ou sem matéria orgânica e/ou destruição de argila no horizonte A e/ou perda de argila no horizonte A por erosão diferencial. O conteúdo de argila do horizonte B textural é maior que o do horizonte A ou E e pode, ou não, ser maior que o do horizonte C).
- Não Hidromórficos;
- Seqüência de Horizontes “A” “Bt” e “C”
- Apresentam, em geral, Argila de Atividade Baixa (Indica valor inferior a 27 Cmolc / Kg de Argila, sem correção para carbono);
- Todavia podem apresentar Argila de Atividade Alta (Indica valor igual ou superior a 27 Cmolc / Kg de Argila, sem correção para carbono);
- Saturação por Bases > 50 % (Refere-se à Proporção de Cátions Básicos Trocáveis em Relação à Capacidade de Troca de Cátions (CTC) determinada a pH 7. V (%) = 100 x S / T. Alta Saturação por Bases: V (%) Igual ou Superior a 50 % (Eutrófico); Baixa Saturação por Bases: V (%) Inferior a 50 % (Distrófico).
- Saturação por Al +++ Baixa ou Nula;
- Quanto à Profundidade variam desde Raso a Muito Profundo, predominando a Classe Profundo;
- O Horizonte “A” é freqüentemente Moderado (Em geral o horizonte A moderado difere dos horizontes A chernozêmico, proeminente e húmico pela espessura e/ou cor e do A fraco pelo teor de carbono orgânico e estrutura, não apresentando ainda os requisitos para caracterizá-lo como horizonte hístico ou o A antrópico. São incluídos nesta categoria os horizontes que não se enquadram no conjunto das definições para os demais horizontes diagnósticos superficiais.
- O Horizonte “A” é em menores expressões Fraco e Chernozêmico, com Textura Arenosa, Média ou Argilosa; a Coloração está intimamente relacionada com os teores de Matéria Orgânica presente; Espessura variando de 10 – 40 cm;
- O Horizonte Bt apresenta Textura Média, Argilosa e Muito Argilosa;
- A Estrutura apresenta-se normalmente em Blocos Subangulares, ocorrendo ainda outros tipos;
- Em diversos perfis foi constatada Cerosidade (É a concentração de material inorgânico, preenchendo poros ou revestindo unidades estruturais (agregados ou peds) ou partículas de frações grosseiras como grãos de areia, que se apresentam em nível macromorfológico com aspecto lustroso e brilho graxo, similar à cera derretida e escorrida. Pode ser resultante do revestimento por material inorgânico, freqüentemente argila e/ou do re-arranjamento de partículas nas superfícies das unidades estruturais causado pela variação do volume da massa do solo em decorrência das flutuações na umidade entre períodos secos e úmidos. Tal característica observada e descrita no levantamento de campo pode ser também visualizada micro morfologicamente, como revestimentos de argilas iluviais ou argilas de estresse).
Fatores Limitantes
Nesses solos, constata-se grande diversidade nas propriedades de interesse para a fertilidade e uso agrícola (teor variável de nutrientes, textura, profundidade, presença ou ausência de cascalhos, pedras o concreções, ocorrência em diferentes posições na paisagem, entre outras). Dessa forma, torna-se difícil generalizar suas qualidades.
Problemas sérios de erosão são verificados naqueles solos em que há grande diferença de textura entre os horizontes A e B, sendo tanto maior o problema quanto maior for à declividade do terreno.
Os solos distróficos e álicos, além da limitação da fertilidade, podem ainda apresentar problemas com a eficiência da adubação e da calagem se estiverem localizados em relevos de ondulados a forte-ondulados. Nessas situações, é imprescindível a utilização intensiva de práticas de conservação do
...