Tipos de escribas
Resenha: Tipos de escribas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleucilene • 26/4/2014 • Resenha • 302 Palavras (2 Páginas) • 404 Visualizações
* Tipos de escrêiperes:
São representadas por dois tipos básicos: scraper rebocado e os moto-escrêiper (ou motoscraper).
O scraper rebocado consiste numa caçamba montada sobre dois eixos com pneumáticos, normalmente tracionado por trator de esteira.
O scraper automotriz ou moto-escrêiper consta de um scraper de único eixo que se apoia sobre um rebocador de um ou dois eixos, através do pescoço.
A razão dessa montagem reside no ganho de aderência que as rodas motrizes do trator passam a ter, em conseqüência do aumento do peso que incide sobre elas (peso aderente).
O moto-escrêiper é um dos equipamentos responsável pela viabilização da utilização maciça da terraplenagem mecanizada; o que possibilitou a diminuição do preço do m³ (metro cúbico) transportado, foi o invento do pescoço que quando do moto-escrêiper em movimento, transmite aproximadamente 60% do peso da carga para a roda motriz, consequentemente aumentando a aderência, possibilitando a utilização de grandes potência usável.
* Máquinas especiais:
c) moto-escrêiperes com 2 (dois) motores: é o que possui o eixo traseiro também provido de força motriz - “twin” ou seja motores germinados que funcionam em conjunto.
Vantagens:
· maior potência
· maior ADERÊNCIA
· trabalho em rampas mais acentuados
· maior volume transportado
b) escrêiper com elevador: na parte dianteira coloca-se um elevador inclinado, com palhetas, acionado por motor elétrico ou por sistema hidráulico independente.
Esta montagem elimina o pusher ou o pusher-pull, e só utilizaremos 2 (dois) motores quando tivermos que vencer grandes rampas. Quando a aderência estiver baixa (patinamento das rodas) ou a potência disponível foi insuficiente, usaremos trator de esteira ou de rodas para auxiliar no carregamento, denominando esta operação de pusher. O pusher-pull é o aproveitamento dos motores dos moto-escrêiperes que vão se acoplar e ajudarem mutuamente no operação de carga.
Enquanto a máquina da frente carrega é auxiliada pela outra que fornece o esforço trator adicional necessário e posteriormente traciona o outro para o seu carregamento.
...