Tolerância A Lactose
Artigo: Tolerância A Lactose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aline1210 • 12/1/2015 • Artigo • 505 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
Intolerância a lactose
È dado pela má absorção ou má digestão de lactose é a diminuição na capacidade de hidrolisar a lactose, que é resultante da hipolactasia, que significa diminuição da atividade de enzima lactase na mucosa do intestino delgado, denominada recentemente de “lactase não persistente” . O aparecimento de sintomas abdominais por má absorção de lactose caracteriza a intolerância à lactose. A má absorção de lactose nem sempre provoca sintomas de intolerância à lactose. Após o desmame, ocorre uma redução geneticamente programada e irreversível da atividade da lactase na maioria das populações do mundo, cujo mecanismo é desconhecido, resultando em má absorção primária de lactose. A hipolactasia pode ser também secundária a doenças que causem dano na borda em escova da mucosa do intestino delgado ou que aumentem significativamente o tempo de trânsito intestinal, como nas enterites infecciosas, giardíase, doença celíaca, doença inflamatória intestinal, enterites induzidas por drogas ou radiação, doença diverticular do cólon e anemia. Diferentemente da hipolactasia primária do adulto, a hipolactasia secundária é transitória e reversível.
Denomina-se intolerância à lactose, a deficiência, primária ou secundária, da enzima responsável pela hidrólise da lactose, a lactase. Este distúrbio manifesta-se na forma de uma má absorção deste açúcar, a lactose, presente no leite, podendo causar grande desconforto abdominal e diarréia .
È importante estabelecer diferença entre a intolerância, a alergia e a sensibilidade, pois suas consequências são bem diferentes, indo desde um mal estar até o risco de morte.
A alergia é uma resposta imunológica do organismo a algum componente alimentar.
A intolerância é uma reação adversa que envolve digestão, absorção e metabolismo de algum componente do alimento.
A sensibilidade é uma resposta anormal do organismo, que pode provocar sintomas e reações parecidas com a alergia.
Galactosemia
A galactosemia é um erro inato do metabolismo, caracterizado pela inabilidade em converter galactose em glicose da maneira normal. O resultado imediato é o acúmulo de metabólitos da galactose no organismo.
A lactose do leite é a principal fonte de galactose na dieta. A hidrólise da lactose resulta em glicose e galactose. O principal passo do metabolismo da galactose, em humanos, é a conversão de galactose em glicose, o que requer várias etapas, a via de Leloir.
Existem três deficiências enzimáticas na via de Leloir que causam galactosemia. As enzimas são a galactose-1-fosfato uridil-transferase (GALT), a galactoquinase (GALK), e a uridina-difosfato galactose 4-epimerase (GALE). Os genes, responsáveis pelas enzimas em questão, já foram mapeados e clonados, e suas respectivas localizações são: GALT - 9p13, GALK - 17q24 e GALE - 1p36. Heterogeneidade alélica foi encontrada nos três loci. Pelo menos, 91 mutações no gene da GALT foram identificadas até hoje e a maioria dos pacientes com deficiência de GALT é heterozigoto
...