Topografia
Tese: Topografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaiuan • 26/3/2014 • Tese • 724 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
.1 - Introdução a Topografia
A Topografia é uma das artes mais antiga já praticada pelo homem, pois, desde os tempos mais remotos, houve necessidade de medir e dividir terras e demarcar limites. Atualmente, é imprescindível o levantamento topográfico antes e durante a elaboração de qualquer obra de Engenharia, tais como estradas de rodagem, ferrovias, edifícios, pontes, túneis, canais de irrigação ou drenagem, barragens, represas, divisão de terras, etc.
Na Agronomia a Topografia assume significativa importância tanto em trabalhos gerais, como na medição e demarcação de terras, como para trabalhos mais específicos como sistemas de irrigação e drenagem ou de conservação do solo.
Outras aplicações, além das já citadas acima, podem ser citadas como: avaliação de superfícies, locação de construções rurais, determinações de orientação, divisão e demarcação de terras, marcação de curvas de nível, etc.
1.2 – Importância da Topografia
Ao se projetar qualquer obra de Engenharia, Arquitetura, ou Agronomia, é necessário o levantamento topográfico do lugar onde a obra será implantada. Daí a importância da Topografia, que se incumbe do levantamento ou medição, que deverá ser precisa e adaptada ao terreno. A Topografia pode medir ou calcular distâncias horizontais e verticais, calcular ângulos horizontais e verticais com alta ou altíssima precisão, como medir distâncias horizontais com precisão de até 1 para 100.0, calcular altitudes com precisão de um décimo de milímetro ou ainda medir ângulos horizontais e verticais com precisão de um segundo sexagesimal.
1.3 – Aplicações da Topografia
Mapeamento de pequenas áreas: a Topografia é o meio pelo qual se obtém as coordenadas planimétricas ou horizontais (X, Y) e as coordenadas altimétricas (Z) dos pontos, tanto para o estabelecimento e controle da estrutura do reticulado (representação de algumas coordenadas) como das feições a serem mapeadas, e ainda dos vários pontos, no terreno, necessários para o desenho das curvas de nível.
Edificações: com a topografia se faz o levantamento planialtimétrico do terreno, dado fundamental ao projeto. Em seguida faz-se a locação e durante a execução da obra, controlamse as prumadas, os níveis e alinhamentos.
Estradas (rodovias e ferrovias): a Topografia participa do reconhecimento, ajuda no anteprojeto, executa a linha de ensaio ou linha básica, faz e loca o projeto do traçado geométrico, projeta a terraplanagem; resolve o transporte de terra, controla a execução e pavimentação (infra-estrutura, no caso das ferrovias), colabora na sinalização, corrige falhas como curvas mal traçadas, etc.
Barragens: a Topografia faz os levantamentos planialtimétricos, loca o projeto, determina o contorno da área inundada, controla a execução da obra monitorando problemas de prumadas, níveis e alinhamentos.
Outras Obras: a Topografia é utilizada também em obras de saneamento, como redes de água e esgoto; construção de pontes, viadutos, túneis e portos; implantação de sistemas de irrigação e drenagem; arruamentos e loteamentos etc. porém, sempre como um "meio" para atingir uma outra finalidade. Na Engenharia Mecânica, é indispensável na locação de bases de máquinas e nas montagens
...