Trabalho 1
Exames: Trabalho 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauriciogm • 17/8/2013 • 498 Palavras (2 Páginas) • 3.045 Visualizações
CASO CONCRETO:
1- Kariana e Mariana residem no Pensionato de Ester, local em que dormem e realizam as suas refeições, já que Gabriela, proprietária do pensionato, contratou Abigail para exercer as funções de cozinheira.Jaqueline e vários colegas alugaram uma casa e contrataram Helena, responsável pela limpeza casa, além de cozinhar para os estudantes moradores. Analisando a situação concreta apresentada responda aos seguintes questionamentos:
a) Abigail e Helena possuem relação de emprego com o Pensionato e os alunos da residência respectivamente? Justifique.
Resposta: Sim, pois ambas possuem requisitos de relação de emprego, como onerosidade, habitualidade, pessoalidade e subordinação.
b) Se positiva a opção "a" esclareça se Abigail ou Helena possuem vínculo de emprego doméstico? Em caso positivo, a empregada doméstica possui direito a estabilidade pela gravidez? Justifique.
Resposta: Somente Helena é considerada empregada doméstica. Contudo as duas terão direito a estabilidade provisória se estiverem grávidas segundo a súmula 244, III do TST.
QUESTÕES OBJETIVAS -
1- Paulo é trabalhador urbano, Pedro é trabalho rural e Mario é empregado doméstico. De acordo com
a Constituição Federal Brasileira os três tem direito:
a) a remuneração do trabalho noturno superior a do trabalho diurno;
b) ao piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho;
c) ao pagamento de horas extras com adicional de no mínimo 50% (cinquenta por cento);
d) a licença paternidade nos termos da lei;
e) aos depósitos compulsórios do FGTS;
Resposta: "C"
CASO CONCRETO:
1- A empresa Veronick S/A, em processo falimentar, teve seus bens alienados a empresa Belonig S/A. No entanto a Veronick S/A, antes da alienação de seus ativos, figurava no polo passivo de inúmeras ações trabalhistas em todo território nacional. Há uma dúvida acerca da responsabilidade da sucessora Belonig S/A nos passivos da empresa Veronick S/A. Analisando a situação concreta apresentada em função do instituto da sucessão trabalhista e com base na legislação vigente, esclareça se há ou não responsabilidade da sucessora?
Resposta: Não, em virtude da lei de falência nº 11101/2005 prevê que nos casos de alienação dos estabelecimentos pela sucedida, não a assunção de responsabilidade pela sucessora, ficando a responsabilização dos créditos trabalhistas e previdenciários a cargo da sucedida OJ. 261 SDI – 1.
MÚLTIPLA ESCOLHA;
1- (FCC) Considerando-se que ocorreu fusão da empresa A com a empresa B formando-se a empresa AB e que a empresa C foi adquirida pela empresa D, os empregados:
a) apenas da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos
...