Trabalho 123
Por: priprioca • 19/5/2015 • Seminário • 2.296 Palavras (10 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
Acadêmicos: Jessica Maria Gonçalves Gomes– RA: 397841
Vanderlúcia dos Santos Nunes– RA: 397842
Curso: Serviço Social
Série: 5º período
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Orientadora: Renata Socorro Pereira de Figueiredo
Mirandiba – PE
2014
- DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
- – Identificação do Campo:
Nome da organização: Centro de Referência da Assistência Social – CRAS
Endereço: Rua Antônio Gomes de Sá, nº 80, Joaquina Tomé, Mirandiba – PE.
Telefone: (87) 3885-
- – Identificação do Supervisor de Campo:
Nome da Supervisora: Ozana Luzani Pereira de Barros
Nº do CRESS: 7358 /4º Região
E-mail:
- – Descrição geral do campo:
- Histórico da instituição: origem, cultura organizacional, símbolos, entre outros.
As atividades do Centro de Referência da Assistência Social no município de Betânia-PE foram iniciadas em 26 de janeiro de 2006.
Naquele ano foi solicitada na Secretaria de Assistência Social uma relação das pessoas cadastradas em programas sociais e o foco principal seria atuar junto às 500 famílias referenciadas no município. Após a realização de visitas domiciliares verificou-se muitos conflitos pessoais e financeiros que acabavam gerando uma desestruturação familiar, porém, em virtude do elevado número das demandas os trabalhos não puderam parar, pois tinham famílias com benefícios bloqueados, por conta da duplicidade de cadastro, de informações de renda familiar errada. Contudo, surgiu a necessidade da elaboração de relatórios expondo os casos para uma possível avaliação com a finalidade de serem desbloqueados os cartões e as famílias voltarem a receber os benefícios sociais. Os trabalhos iniciaram com duas técnicas: a assistente social Regina Maria Manzi Araruna, formada pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e a psicóloga Rose Maria Ramos de Melo, formada pela Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA.
No ato da contratação da equipe do CRAS foram encontradas algumas dificuldades, pois se tratava de um município de difícil acesso, o que inviabilizou a contratação de coordenador e assistente administrativo que completariam a equipe de trabalho. Após participarem de capacitações e realizado visitas a ONG’S, os profissionais do CRAS buscaram novos parceiros, desenvolvendo trabalhos junto às Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Esporte, Cooperativa dos Artesões de Betânia, os Programas Sentinela, Agente Jovem e o Programas de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.
- Finalidades:
Avançar na direção de um padrão societário mais justo e mais solidário, oportunizar o desenvolvimento do trabalho social com a família buscando prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social e fortalecer a convivência familiar e comunitária.
- Objetivos:
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem como o objetivo os seguintes aspectos:
- Realizar atuação preventiva, protetiva e proativa de Usuários desses Serviços;
- Visitas Domiciliares de urgência ou não, realizadas na cidade e nos sítios.
- Elaboração de cronograma para trabalhar o Estatuto do Idoso de forma lúdica.
- Palestra para jovens concluintes do Ensino Normal Médio.
- .Ação integrada entre os serviços na perspectiva de viabilizar estratégias eficazes que promovam melhoria da realidade vigente;
- Atender as necessidades da população em casos de deficiência mental, dependência de álcool e drogas, dentre outros, viabilizando junto com as secretarias a possibilidade de atendimento com os especialistas.
- Apresentar ações desenvolvidas no CRAS e sensibilizar a comunidade quanto à importância do fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares;
- Encaminhamento para inclusão que está em situação de vulnerabilidade social em Programas Sociais.
- Demandas atendidas pela instituição:
Identificação de Famílias e Indivíduos em situação de vulnerabilidade social e violação de direito (idosos, crianças e adolescentes), pessoas com deficiência e comunidades quilombolas, beneficiários dos programas PBF- Programa Bolsa Família, beneficiários do BPC- Beneficio de Prestação Continuada.
- Principais características da população atendida pela instituição:
A equipe do CRAS atende usuários vitimas dos casos de negligência e maus tratos que são elevados no município, casos de esquecimento de indivíduos com necessidades especiais , como também crianças e adolescentes que se encontram fora da escola e muitos deles são desamparados pelos responsáveis.
- Estrutura e funcionamento da organização: hierarquia, organograma, departamentalização, políticas sócio educativas, entre outros (se houver);
- O atendimento ao usuário é realizado por uma equipe composta por assistente social, psicóloga, educador social que proporcionam acompanhamento psicossocial.
Hierarquia- A coordenadora que possui Ensino Superior em Licenciatura em Matemática;
Organograma- Não existe;
Departamentalização-Cada profissional seja o Assistente Social ou Psicólogo contam com sala para atendimento.
Na instituição CRAS existem 01 Efetivo
15Contratados
- Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da instituição:
- Humanos:
01 Coordenador – nível superior
04 Assistentes Sociais – nível superior
03 Psicólogos – nível superior
02TécnicosAdministrativos – nível médio
06 Estagiários de Serviço Social
01 Instrutor de Atividades Lúdicas – nível superior pedagógico
01 Auxiliar de Serviços Gerais
- Financeiros:
Coo-Financiamento Federal
Contrapartida do Município
FEAS
- Parcerias e relações interinstitucionais:
(em rede) Secretaria de Saúde, Educação, PSF, Hospitais em Geral, Ministério Público, INSS, Conselho Tutelar, APAE, Centros de Convivência.
...