TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Trabalho Universitário: Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 3

2.3. ASPECTOS GEOLÓGICOS

2.3.1. Geologia Regional

A área está inserida na unidade geotectônica Cráton do São Francisco, cujo embasamento engloba litologias dos complexos Metamórfico-Migmatítico, Metamórfico (Licínio- Urandi), Granolito e Lagoa Real, sobre os quais repousa cobertura precambriana, representada pelo Supergrupo Espinhaço.

O Complexo Metamórfico é representado por rochas de aspecto isotrópico a semi-isotrópico, enquadrados na terminologia genérica de granitóides e por litologias da fácies anfibolito, via de regra de baixa mobilidade mecânica (geralmente estromática), denominadas de metatexitos.

O Complexo Metamórfico (Licínio-Urandi) inclui associações litológicas do tipo "greenstone belt", tendo sido dividido, neste projeto, em duas unidades informais: uma representada por formações ferríferas, mármores, metacherts, unidades manganesíferas, anfibolitos e calcissilicáticas, e uma outra constituída por xistos diversos, filitos negros e ortoquartzitos com filmes de fuchsita.

O Complexo Granulítico comporta rochas de alto grau de metamorfismo, destituídas de hiperstênio, de constituição porém hiperaluminosa.

O Complexo Ígneo-Metamórfico Lagoa Real compreende rochas plutônicas (Granito São Timóteo e dioritos), que foram submetidas a esforços tectônicos com formação de rochas com estrutura augen e gnaisse, que, no caso dos dioritos, chegam a formar albitito-gnaisse.

O Supergrupo Espinhaço é representado por uma seqüência terrígena, abrangendo uma unidade inferior constituída por metaconglomerado polimítico e metarenito ortoquartzítico, com intercalações de filitos e uma superior compreendendo filitos negros.

2.3.2 Geologia Local

A geologia local é formada por granitos, objeto de pesquisa, rochas químico-sedimentares, caracterizadas por formações ferríferas, mármores, calcissilicáticas e muito ocasionalmente por anfibolitos e por uma outra seqüência de xistos e metarenitos com filmes de fuchsita.

Estes corpos possuem características que deixam vislumbrar a formação de magma palingenético, que, por migração, veio ocupar posições favoráveis dentro do cinturão meta¬mórfico: não estão associados a migmatitos móveis (diatexitos) e provocam feldspatização das encaixantes gnáissicas, evidenciando um metassomatismo perigranítico. Em alguns pontos o contato granito-encaixante é brusco. Por estas evidências considera-se que estes granitos tenham origem ligada a processo profundo de anatexia, mas, ao contrário dos granitóides porfiróides, migram, ocupando posições mais elevadas na crosta, tratando-se assim, possivelmente, de granitos circunscritos reomórficos.

Um desses corpos graniticos, constituiu o alvo das pesquisas é intrusivo e foi identificado petrograficamente como microgranitos.

2.3. ASPECTOS GEOLÓGICOS

2.3.1. Geologia Regional

A área está inserida na unidade geotectônica Cráton do São Francisco, cujo embasamento engloba litologias dos complexos Metamórfico-Migmatítico, Metamórfico (Licínio- Urandi), Granolito e Lagoa Real, sobre os quais repousa cobertura precambriana, representada pelo Supergrupo Espinhaço.

O Complexo Metamórfico é representado por rochas de aspecto isotrópico a semi-isotrópico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com