Trabalho
Trabalho Universitário: Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gislene • 19/4/2013 • 986 Palavras (4 Páginas) • 569 Visualizações
Introdução:
“O desenvolvimento de uma criança com o seu aprendizado ocorrem quando ela participa ativamente: O papel do educador neste caso será delimitará mais a função de cada jogador.
O jogo e uma forma de avaliar os limites e memórias de cada criança, resultando em benefícios morais, intelectuais e físicos. Para o teórico FROEBEL, a falta de liberdade e a repressão repercutem negativamente, no que diz respeito ao estímulo da atividade espontânea, e a característica l para o desenvolvimento.
Ele percebe o jogo como instrumento de ensino, no qual é possível trabalhar as diferentes disciplinas, tais como: Matemática, Ciências e outras. De acordo com Froebel:
“ Brincar é a fase mais importante da infância- do desenvolvimento humano neste período- por ser a auto-ativa representação do interno- a representação de necessidades e impulsos internos.” (FROEBEL, 1912, pp. 54-55)
No século XlX,sob influencia do pensamento e da filosofia de sua época, destaca-se a figura de Froebel(1782-1852),educador protestante alemão que desenvolveu suas teorias arraigadas em pressupostos idealistas inspiradas no amor á criança e a natureza.
As ideias sobre a infância, difundidas pelo movimento romântico, alicerçam os trabalhos de muitos educadores, inclusive de Froebel. Em julho de 1840, Froebel fundou o primeiro jardim de infância, constituindo um centro de jogos, organizados segundo seus princípios e destinados a crianças menores de 6anos. Seria um ambiente onde as crianças estariam livres para aprender sobre si mesmos e sobre o mundo.
O jardim de infância da Escola Froebeliana caracteriza-se por atividades como:canto,jogos,pinturas,palestras,jardinagem,modelagem,olhar gravuras e ouvir historias. Froebel criou um material pedagógico muito rico, constituído por sólidos geométricos, gravuras coloridas, trabalho manuais em exercícios sensório-motores.
Além disso, outro, principio fundamental é o jogo que são imitações da vida e seus fenômenos, ou são emprego do ensinado, da escola, ou são livres imagens e manifestações do espírito, segundo as leis contidas nos objetos ou matérias do jogo.
É necessário acompanhar o desenvolvimento da criança, se fazer presente, cuidar e proporcionar as melhores condições de crescimento; através de afeto, amizade, e uma relação construtiva, humana e justa. Sobre os materiais pedagógicos idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem: blocos de construção que eram utilizados pelas crianças em suas atividades criadoras. Todos os jogos que envolvem os dons sempre começavam com as pessoas formando círculos, dançando movendo-se e cantando.
Como alinguagem, Froebel valorizava a música. Muitas das atividades eram desenvolvidas com música, pois acreditavam que através era possível despertar sentimentos que as palavras não conseguem expressar.
Ele propôs uma educação voltada a sensibilidade passeada na utilização nos jogos e materiais didáticos, que deveriam traduzir por si a crença por uma educação que atendesse a educação infantil.
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja,divertir o praticante.A atividade lúdica também é conhecida como brincadeira.
Sumariamente teríamos as seguintes características sobre elas: são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas: são atividades que visão a competição como objetivo principal, e, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa: existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.
Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes.As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação.Freqüentemente,as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.
No contexto d a educação física, as atividades lúdicas consistem em exercícios físicos sadios.
Na educação infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no aprendizado das crianças de 0 a 5 anos de idade,onde elas interagem uma com as outras,desempenham papeis sócias(papai e mamãe),desenvolvem a imaginação,criatividade e capacidade motora e de raciocínio.Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro,sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo,motor,mental,intelectual,social,enfim no desenvolvimento integral da criança.
Brincadeiras para crianças de 0 a 5 anos
Brincadeira 1:Olho
...