Trabalho
Ensaios: Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmandaLuizi • 29/5/2014 • 721 Palavras (3 Páginas) • 4.309 Visualizações
Página 54 e 55.
- O trabalho flexibilizado e mundializado; Emprego: o problema é seu.
1- Qual é a relação entre os dois textos?
R: Os dois textos falam sobre as dificuldades dos cenários de trabalho. Os textos demonstram essas dificuldades, o primeiro fala da complexidade social que os imigrantes enfrentam, o segundo fala da dificuldade pessoal dentro da empresa com a pressão psicológica e a culpabilização do trabalhador.
2- O emprego é uma questão pessoal, social ou ambas?
R: Ambas, pessoal porque o trabalhador deve investir nele com especificações (cursos, faculdades) na área pretendida e social pois a sociedade deve gerar esses empregos.
Página 62 e 63.
- Trabalho infantil.
1- No século XlX, a primeira luta dos trabalhadores foi pela extinção do trabalho infantil. Procurava-se assegurar à criança os direitos de brincar, estudar e não ser explorada no trabalho. Por que a exploração do trabalho infantil persiste até os dias de hoje? Será que a pobreza extrema obriga a criança a trabalhar? Será que são os pais que a forçam a trabalhar, por aguda necessidade?
R: Um dos principais fatores pra o trabalho infantil é que esse tipo de trabalho, vem de uma cultura de “aceitação” no Brasil e por ser uma mão de obra barata e fácil de ser coagida. A situação de pobreza extrema obriga as crianças a trabalharem, na lavoura com os pais, no trabalho escravo em plantações de fumo e nas minas de carvão e até mesmo na prostituição, tudo isso com a ilusão do bom sustento com esse dinheiro.
2- O que você sugere para acabar com o trabalho infantil nas diferentes situações apontadas?
R: Erradicando a pobreza fazendo com que diminua a necessidade do trabalho infantil, escolas de tempo integral diminuindo a evasão escolar e o tempo das crianças na rua.
- Escravidão por dívida no Brasil atual.
1- Como vimos, o trabalho escravo prevaleceu no Brasil por mais de 350 anos. Quais são as semelhanças e diferenças entre o trabalho escravo no Brasil colonial e imperial e o trabalho escravo no Brasil de hoje?
R: A diferença é que atualmente são escravos de dividas, os patrões pagam mas são quantias mínimas que os mantém sempre endividados e não da condições mínimas de vida.
2- Porque a exploração do trabalho escravo persiste, apesar de proibida por lei? Será que os empresários e fazendeiros que submetem os trabalhadores à escravidão por dívida ainda têm uma visão colonial no Brasil?
R: Porque geralmente pessoas que exercem esse tipo de trabalho não tem escolaridade e com pouca instrução esse é o único tipo de saída que eles acham, e muitas vezes não acham que estão sendo escravizados. Sim, muitos deles ainda creem que são coronéis (e são chamados assim) e por isso creem em algum tipo de autoridade.
Página 64 e 65.
- Morte de Câimbra
1- De acordo com o texto, em troca de um salário ínfimo, os cortadores de cana são obrigados a trabalhar num tal ritmo que chegam a se expor à morte. O que torna possível esse nível de exploração da mão
...