Trabalho
Monografias: Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElizaMeireAlves • 12/3/2015 • 9.282 Palavras (38 Páginas) • 256 Visualizações
FACULDADE ATLÂNTICO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
Especialização Educação Física Escolar
GIDALVA DA CONCEIÇÃO SANTOS
A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aracaju
FACULDADE ATLÂNTICO
CURSO DE PEDAGOGIA
A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Elizabeth Meireles Alves
Santo Antônio do Descoberto - GO
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a Deus, por dar-me vida e saúde; aos meus amigos, que tanto me incentivaram; aos meus familiares que me apoiaram em todos os momentos, em especial aos meus filhos que entenderam minha ausência e aos meus professores pela dedicação e incentivo.
AGRADECIMENTOS
A Deus, por ter-me dado força, coragem, serenidade e perseverança em todos os momentos levando-me a concluir o curso.
Aos meus familiares que apoiaram e colaboraram em várias situações.
Aos professores que, no decorrer do curso, deixaram suas marcas em minha existência.
À todas as pessoas que, direta ou indiretamente, participaram desta importante etapa, tornando possível a realização desta conquista.
RESUMO
A presente pesquisa traz um dos temas mais relevantes da Educação Infantil – a brincadeira como parte do aprendizado. Objetivando demonstrar que as brincadeiras são atividades de estimulação capazes de contribuir para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, foi realizada uma pesquisa, na modalidade de Pesquisa-ação, onde as brincadeiras no universo escolar infantil foram o foco principal. Aliando-se a abordagem teórica encontrada nos pressupostos de Piaget e Vygotsky à realidade vivida nas Instituições de Educação Infantil, quanto a prática da brincadeira na atividade docente, buscou-se elaborar uma proposta que viabilize uma educação que respeite as características da infância, considerando-as como o alicerce do trabalho educativo eficaz.
PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento cognitivo, Educação Infantil, estimulação, pressupostos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .......................................................................................................................07
A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. A BRINCADEIRA SEGUNDO VYGOTSKY ...........................................................10
1.DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA .....................................14
2. A BRINCADEIRA SEGUNDO JEAN PIAGET ........................................................20
2.1. DIFERENÇA ENTRE VIYGOTSKY E PIAGET ................................................22
3. A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL .....................................................23
CONCLUSÃO .........................................................................................................................31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................33
INTRODUÇÃO
A educação está oportunizando mudanças no pensar da criança e percebe-se que o seu modo de olhar o mundo já não é mais o mesmo. É nessa perspectiva que se apresenta a educação Infantil: a oportunidade de dar às crianças uma "nova" infância. Uma infância que tem de ser respeitada em seus interesses e curiosidades, em que a criança deve brincar muito e, através da brincadeira, desenvolver suas potencialidades.
Sabe-se que a criança possui necessidades e características peculiares e a escola desempenha um importante papel nesse aspecto, que é oferecer um espaço favorável às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo para o desenvolvimento de forma agradável e saudável.
"Quando a criança constrói seu conhecimento a partir de suas brincadeiras e leva a realidade para o seu mundo da fantasia, ela transforma suas incertezas em algo que proporciona segurança e prazer, pois vai construindo seu conhecimento sem limitações." (ROSA, 2002, p. 26)
O momento da brincadeira possui grande importância, pois contribui para o desenvolvimento do potencial integral da criança. Sendo também o espaço que proporciona liberdade criadora, oportunidades de socialização, afetividade e um encontro com o seu próprio mundo, descobrindo-se de maneira prazerosa.
Partindo desse pressuposto, e por acreditar que, muitas vezes, as brincadeiras não têm feito parte do currículo escolar, sendo ignoradas no planejamento diário, propõe-se uma reflexão acerca da utilização da brincadeira em seu aspecto pedagógico nas escolas de Educação Infantil. Assim, surgem alguns questionamentos motivadores para a realização dessa pesquisa:
Como a brincadeira deve ser introduzida no planejamento docente da Educação Infantil para cumprir sua utilidade pedagógica?
Como a brincadeira deve ser aproveitada na prática pedagógica da Educação Infantil, respeitando-se o caráter natural na criança?
A opção por esse tema se dá devido a observação de que a atividade lúdica como fonte de aprendizagem ainda não é prática efetiva no cotidiano escolar. Propõe-se, então, um aperfeiçoamento da prática docente, através da criação de momentos que oportunizem a criança o exercício do seu direito de ser criança. O direito de brincar, contribuindo assim, para uma série de fatores importantes para o seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, lingüístico e social.
O presente trabalho, que tem por objetivo principal demonstrar como as brincadeiras são atividades
...