Trabalho
Monografias: Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dany147 • 25/3/2015 • 354 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIII – ITABERABA
PLATAFORMA FREIRE
PARFOR – CURSO DE PEDAGOGIA – MARCIONILIO SOUZA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
DOCENTE: ADRIANA
DISCENTE: LUCINETE ALVES MACHADO
Resumo Escritores da Liberdade
Este filme é baseado em fatos reais e conta a história de uma professora que começa a lecionar em uma escola cheia de expectativas. Ela esperava que seus alunos correspondessem ao seu modelo educacional, mais foi realmente diferente da sua imaginação.
Os primeiros encontros são frustrantes. As brigas, os desencontros e as insatisfações, são constantes nas expressões dos alunos, ela era simplesmente ignorada a ponto de ficar sozinha na sala de aula. As dificuldades encontradas entre os estudantes eram muitas, ela era rejeitada até pela direção da escola.
Esses estudantes vieram dos bairros mais pobres, dominados por gangues que são movidas pelo racismo. Profundamente assustada a professora usa a sua coragem e talento, chega à sala de aula com uma proposta de trabalho que se identifica com seus alunos, passando a conhecer cada um deles. Cada aluno tem a oportunidade de falar de si próprio, de seus medos, suas angústias, suas mágoas entre outros. Nesse momento diagnostica-los através de seus conhecimentos reais, identificando a potencialidade dos mesmos para utilizá-los na sua estruturação do processo de ensino aprendizagem.
A literatura desenvolve um papel de grande importância nesse filme, principalmente no momento em que os alunos se utilizam dela para leem um livro e a partir daí criarem um registro a respeito da sua própria vida.
A professora em sua obra pedagógica consegue resgatar o respeito e autoconfiança dos alunos e os mesmos saem da condição de marginalidade e iniciam uma vida cheia de possibilidades, lutando pelos seus ideais, suas conquistas, enfrentando os obstáculos, sem violência, apenas com conhecimento.
As caracterizações literárias do filme trazem o resgate e a valorização cultural dos estudantes, diante do reconhecimento dos seus direitos e deveres dentro da educação.
...