Trabalho
Por: Kaleb Lopes • 29/4/2015 • Seminário • 2.158 Palavras (9 Páginas) • 279 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO
aa
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO, JUSTIFICATIVA................................................................3
2. OBJETIVO GERAL E ESPECIFÍCO, PÚBLICO ALVO.....................................4
3. METAS A ATIGIR, METODOLOGIA.................................................................5
4. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS, PARCEIROS, APOIADORES........ 6
5. AVALIAÇÃO.......................................................................................................7
6. CRONOGRAMA................................................................................................8
7. BIBLIOGRÁFIA..................................................................................................9
1- APRESENTAÇÃO
PROJETO DE INTERVENÇÃO
O Projeto de Intervenção com o tema (A Importância do Vínculo Familiar na Primeira Infância), referente ao Estágio Curricular Obrigatório II, Curso Serviço Social; será desenvolvido no CRAS ( Centro de Referencia da Assistência Social), Mabília dos Santos Furtado, localizado no Bairro Primavera III; Rua Cajueiro, n° 903, no município de Primavera do Leste.
2- JUSTIFICATIVA
Devido às várias formas deproblemas encontrados no âmbito das famílias principalmente aquelas de baixa renda e que vivem em área de vulnerabilidade social, a desigualdade social, a desestrutura familiar, entre outros fatores, são as causas da ausência da afinidade entre os membros dessas famílias, e nesse sentido as crianças menores são as mais atingidas.
Com enfoque nessa questão, esse projeto pretende atuar tanto com as mães como com as crianças de 0 a 6 anos, buscando uma forma de interação relacionado com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo familiar, propondo a harmonia e o estímulo no convívio entre os integrantes da família, principalmente quando essa é composta por crianças.
Segundo a psicóloga da ACIP Fátima Aparecida Siqueira de Almeida ( CRP 06/102658), “A família tem dupla função no desenvolvimento da criança. Primeiramente na satisfação das necessidades básicas como alimentação, calor e abrigo. Em segundo lugar, proporcionando-lhe um ambiente onde possa desenvolver ao Maximo suas capacidades físicas mentais e sociais. Os pais constroem o caráter da criança sua personalidade e por isso que é fundamental a presença dos mesmos, durante o desenvolvimento físico e emocional dos pequenos”.
Em concordância com Dra: Fátima, a proposta deste projeto é, discutir situações adversas presenciada no âmbito das famílias, observando através das reuniões com o grupo de mães e seus filhos menores de 6 anos, buscando resgatar a importância do vínculo familiar desde a primeira infância.
3. OBJETIVOS
3.1- GERAL:
Pesquisar e refletir, sobre o tema (A importância do vínculo familiar na primeira infância), o quepoderá ocorrer com a ausência desses vínculos, as causas e o surgimento desses problemas relacionado-os ao programa de “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar”. Tomando como partida, a fala das mães e a desenvoltura das crianças nas atividades propostas.
3.2 - ESPECÍFICOS:
Discutir com as mães as principais causas que levam o desinteresse pela afetividade entre ambas e seus filhos menores de 6 anos.
Refletir sobre a necessidade de desenvolver trabalhos de reestruturação familiar na unidade CRAS.
Desenvolver palestra com mensagem que estimulem a reflexão sobre a importância da convivência familiar.
Construir uma proposta de intervenção contra a rejeição ocasionada por problemas passados.
4. PÚBLICO ALVO:
Mães que possuem filhos menores de 0 a 6 anos, acompanhadas dos mesmos; pois, os trabalhos serão desenvolvidos, entre aos dois grupos específicos.
5. METAS A ATINGIR:
A expectativa é que, através deste projeto, seja possível desenvolver um trabalho de resgate dos valores e do respeito entre pais e filhos especificamente as “mães”, sensibilizando-as primeiramente no prazer de ser mãe, e o prazer da afetividade que começa desde a amamentação.
Serão abordados assuntos importantes direcionados a boa convivência no ambiente familiar, como, orientar que; desde cedo, ou seja; ainda no colo, a mãe inicia o processo de preparação do adulto de amanhã, responsável e cidadão de bem.
Alcançar uma meta de 30 mulheres “mães” com filhos menores de 6 anos, devidamente cadastradas no PAIF; e freqüentes nas atividades ofertadas noCRAS( Mabilia dos Santos Furtado), e que vivem em áreas de abrangência e risco social.
6. METODOLOGIA:
O projeto será desenvolvido através de pesquisas feitas, que proporcione uma maior reflexão sobre as causas e conseqüências, devido a escassez do vínculo entre as referidas famílias, também serão utilizadas as seguintes estratégias metodológica.
Palestra com as mães ou responsáveis de filhos de 0 a 6 anos;
Escuta
Dinâmica de grupo
Vídeos
Mensagem de reflexão.
7. RECURSOS MATERIAIS:
TV ,
Pen-drive
data-Show
DVD
...