Trabalho Capim Dourado
Trabalho Universitário: Trabalho Capim Dourado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glaice • 1/10/2013 • 2.100 Palavras (9 Páginas) • 994 Visualizações
Produto
Colares de Capim Dourado.
Dados da empresa
Nome: Obras D’ Ouro Arte em Capim Dourado ME.
Localização: Dianópolis (região do Jalapão)– Tocantins
Segmento: Artesanal
Porte: Microempresa
Missão: Divulgar o artesanato em Capim Dourado através de pontos de vendas exclusivos, com padronização da identidade visual de uma forma marcante e natural, oferecendo uma grande variedade de produtos e apresentando-os de uma forma nobre, valorizando a cultura e o artesanato brasileiro.
Valores: A Obras D’ Ouro Arte em Capim Dourado admirando o brilho dourado do Capim e a idéia inovadora daqueles que no coração do Brasil, criaram pela necessidade, verdadeiras obras de arte com sua beleza natural, só comercializa produtos de artesãos das regiões que se comprometem monitorar a atividade extrativista e artesanal do Capim Dourado, para que sustentavelmente mantenha a viabilidade Ambiental, Social e Econômica, respeitando as características e o ciclo de vida da planta, bem como o valor do trabalho de centenas de artesãos da região, qualificando e remunerando-os de forma justa.
A Empresa
Somos uma empresa chamada Obra D’ Ouro Arte em Capim Dourado ME e trabalhamos com o mais fino artesanato brasileiro. Desenvolvemos peças de artesanato em capim dourado, atendendo a necessidade e demanda de clientes, que buscam o mais lindo produto do Brasil.
Estamos investindo em um catálogo diferenciado, assim como inovando e facilitando a compra e comercialização de nossos produtos.
Produto
A escolha por produtos confeccionados em capim dourado justifica-se, pois é uma espécie de capim que possui a cor e o brilho do ouro puro. No Brasil, ele é encontrado somente na região do Jalapão, um oásis no meio do cerrado do estado do Tocantins.
O artesanato de capim dourado, tem se tornado cada vez mais o ícone de uma nova tendência mundial: as biojóias. Elas são confeccionadas com itens que não agridem o meio ambiente e podem ser encontradas naturalmente, sem que haja grandes danos ao solo.
Os utensílios produzidos pelos artesãos são dos mais diversos possíveis. Por ser fino e maleável, a variedade de itens vai desde brincos, bolsas e chapéus até utensílios de decoração, como cestas de frutas, porta-jóias e poltronas. Porém, como o capim cresce somente nesta região do país, para evitar a possível escassez a região criou cooperativas para que fosse controlado o processo de desenvolvimento das peças. Por isso a autenticidade dos produtos é tão importante: além de ser ecologicamente correto para garantir a preservação, ajuda a manter as comunidades locais através do reconhecimento da cultura e do trabalho artesanal.
O mercado para esse tipo de produtos está em ascensão nos permitindo grandes vendas tanto nacionalmente como internacionalmente. Atualmente os produtos confeccionados em capim dourados já são exportados para alguns países da Europa e também para os Estados Unidos.
Porque exportar Capim Dourado
Ao exportar seus produtos a Obras D’ Ouro Arte em Capim Dourado ME terá uma inevitável vantagem sobre os concorrentes internos.
A exportação nos proporcionara um aumento na lucratividade da empresa, implantação da marca, formação de nome internacional e o aumento da produtividade. O fato de ter clientes fora do Brasil em uma eventual redução de vendas no mercado interno, as exportações poderão manter a lucratividade da empresa.
A exportação também favorece a melhoria contínua da qualidade para que seja possível competir em um mercado mais exigente.
Dificuldades: Devido o aumento da demanda dos produtos do capim dourado a Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins elaborou regras para a colheita das hastes de capim dourado utilizadas na confecção artesanal.
• As hastes apenas podem ser colhidas após 20 de setembro;
• As flores (capítulos, ou frutos) devem ser cortadas e dispersas no solo logo após a colheita;
• As hastes de capim dourado não podem sair da região in natura, apenas em forma de artesanato. Estas regras visam garantir a produção de sementes (que ocorre apenas a partir do início de setembro) e sua manutenção nos campos úmidos, para a que as populações de capim dourado possam se manter naturalmente. Além disto, pretende-se garantir que o capim dourado gere renda para artesãos da região do Jalapão, sendo vendido já como artesanato, com valor agregado.
Para onde exportar Capim Dourado.
Através de pesquisas de mercado a empresa a Obras D’ Ouro Arte em Capim Dourado ME, verificou a grande demanda existente na Europa por biojóias brasileiras, que está se apresentando para a exportação com o apelo do “politicamente correto”, somado ao fato do trabalho ser executado por comunidades de artesãos que vão desde o extrator, o cortador, o furador, o montador, o polidor até o designer, tem tudo para ser uma explosão no mercado da moda, aliado ao preço que se torna mais acessível e à beleza da jóia, muito mais criativa e sensual.
É um mercado com excelentes perspectivas que vem se abrindo para a Biojóia. A infinita riqueza do potencial da natureza brasileira resulta em jóias vibrantes, calorosas e ousadas. A Biojóia chegou ao cenário da moda com todo o vigor.
A escolha pela Europa deu-se pelo fato de ser um continente que possui consumidores com um alto poder aquisitivo e que valorizam o artesanato brasileiro, dando grande valor à qualidade, criatividade e exclusividade sendo o preço o fator menos importante para a decisão da compra.
Como exportar os produtos feitos com Capim Dourado.
A estratégia utilizada pela Obras D’ Ouro Arte em Capim Dourado ME para atender o mercado europeu será o investimento em design arrojado e diferenciado, por tratar-se de um público-alvo que valoriza a qualidade e produtos
...