Trabalho Ciência da Computação
Por: Patricia Pieroni • 30/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.443 Palavras (6 Páginas) • 255 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
Bacharelado em Ciência da Computação
Disciplina: Matemática Discreta
Trabalho Prático 01
Professor: Diego Mello da Silva
Integrantes: Alessandro Kennedy 0026898
Igor Wagner 0026496
Patrícia Pieroni 0011334
Pedro Veloso 0002346
Formiga-MG
26 de novembro de 2016
Sumário
- Instruções
- Sub-rotinas: Funções e procedimentos
- Comentários
- Resultados
1) Instruções
Este trabalho visa apresentar soluções do problema clássico em teoria de grafos, conhecido por Problema de Cobertura de Vértices (PCV). Esse é um problema de otimização combinatória, o qual, consiste em computar qual é a menor cobertura de vértices do grafo G informado como entrada. Para a resolução do PCV, utilizamos o Método Guloso e o Aproximado
Os dados dos grafos de entrada, foram disponibilizados pelos benchmarks, o qual, consiste em conjuntos de instâncias para um dado problema combinatório onde são disponibilizados arquivos de entrada, valores ótimos (quando conhecidos) para cada entrada, ou melhor resultado documentado.
Para a compilação do código via terminal, deve-se abrir o terminal na pasta onde se encontra os arquivos vcp-solver.pas, o arquivo de entrada desejado (instância) e o script run.sh, já no terminal, deve-se realizar os seguintes passos para a compilação:
. Digite fpc vcp-solver.pas e compile;
. Após, digite ./run.sh;
O arquivo run.sh, é onde esta sendo estipulado a quantidade de repetições desejadas, qual a instância de grafo e algoritmo utilizado, sendo definidos por uma váriavel ‘g’, para o guloso e ‘a’ para o aproximado , nele, é tambem definido o nome do arquivo de saída de texto.
O ambiente de desenvolvimento utilizado para a codificação do algoritmo foi o free pascal, sendo compilado pelo terminal do Ubuntu Linux.
2) Sub-rotinas: Funções e procedimentos
Estrutura de dados:
- Matriz: grafo;
- Vetor: vertices,arestas,conjuto;
- Registro: aresta,vertice;
Sub-rotinas não utilizadas, mas implementadas :
- function copiarArestas(original : arestas): arestas;
- function uniaoVertices(conj1, conj2 : vertices): vertices;
- function uniaoArestas(conj1, conj2 : arestas): arestas;
- function diferencaVertices(conj1, conj2 : vertices): vertices;
- function diferencaArestas(conj1, conj2 : arestas): arestas;
- function selecaoVertices(conj : vertices; vIni, vFim : Integer): vertices;
- function selecaoArestas(conj : arestas; aIvIni, aIvFim, aFvIni, aFvFim : Integer): arestas;
- procedure mostrarGrafo(g : grafo);
- procedure saidaTerminal(nVertices, nArestas, semente, cover : int64; heuristica, arquivo, saida : String);
Sub-rotinas utilizadas:
- function lerArquivo(nome : String; var ver : vertices; var ar : arestas): grafo;
- function cardinalidadeArestas(conj : arestas): int64;
- function cardinalidadeVertices(conj : vertices): int64;
- function verticeMaiorGrau(g : grafo): int64;
- function aproximadoPCV(ar : arestas): conjunto;
- function gulosoPCV(g : grafo; ar : arestas): conjunto;
3) Comentários
Sub-rotinas não utilizadas:
- Função para copiar arestas.
[pic 2]
- Procedimento para mostrar o Grafo: este procedimento mostra os valores do grafo.
[pic 3]
- Função para realizar a união de vértices e função para realizar a união de arestas: Primeiramente define o tamanho do vetor do conj3, o qual, no caso é o vetor união do conj1 e conj2. Após definido o tamanho do vetor conj3, este vai receber o id e verificar se o conj1 ou conj2 pertencem, se sim, o conj3 na determinada posição ira receber 1.
[pic 4]
[pic 5]
- Função diferença de vértices e diferença de arestas: Primeiramente, é setado o tamanho do conj3, que será o conjunto resultante da diferença entre o conj1 e conj2.
[pic 6]
[pic 7]
- Função para selecionar arestas.
[pic 8]
Sub-rotinas utilizadas
- Função para leitura do arquivo: se o arquivo passado como parametro não existe, uma mensagem de erro é informada ao usuário. Determina-se o caminho do arquivo e inicializa o contador de arestas, realizando a leitura do arquivo, verificando a linha inicial de comentário e desprezando essa, já pegando o numéro de vértices e arestas , salva o número de nós e arcos, assim atualizando os conjutos universos de vérices e arestas e determinando o tamanho da matriz do grafo. É tambem tratado o caso de erro se o grafo for 0x0. Se todas as arestas forem lidas é retornado o grafo.
[pic 9]
[pic 10]
- Funções para encontrar a cardinalidade de vértices e arestas: nestes métodos é verificado qual o tamanho do conjunto de vértices e do conjunto de arestas.
[pic 11]
[pic 12]
- Função para encontrar o vértice de maior grau: este método procura pelo maior grau no grafo e também se existem repetições, se sim é criado um vetor com os vértices repetidos, assim sorteia um dos vértices com o maior grau.[pic 13]
- Função Algoritmo Aproximado para PCV: este algoritmo recebe o conjunto com todas as arestas do grafo. Enquanto houver uma aresta neste conjunto, ele sorteia uma delas e retira ela do conjunto universo. Os vértices que estavam ligados a essa aresta são adicionados ao conjunto solução e depois remove todas as arestas ligadas aos vértices removidos.
[pic 14]
- Função Algoritmo Guloso para PCV: este algoritmo recebe o grafo em forma de matriz e o conjunto de arestas. A matriz é usada para determinar o grau de um vértice mais facilmente. De resto, é parecido com o algoritmo aproximado, porém, ao invés dele sortear uma aresta, esse pega o vértice de maior grau (ou sorteia entre os vértices de maior grau se houver mais de um ).[pic 15]
- Função saída do arquivo: neste é definido como os dados serão demonstrados.
[pic 16]
Para a saída do arquivo tem de ser informado a Instância, que refere-se ao nome do arquivo que descreve o grafo correspondente, nós e arcos , os quais, referem-se, respectivamente, ao número de nós e arcos do grafo, a semente, que é o valor inteiro de semente informada pelo usuário que será usada para inicializar o gerador de números aleatórios, o método, caracter que indica qual método utilizar: ‘g’ para algoritmo guloso, ‘a’ para método aproximado e cover, que é a cobertura.
...