Trabalho Clonezila
Artigo: Trabalho Clonezila. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlos.silva • 2/10/2013 • 442 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
Para usarmos o Clonezilla basta fazer o download da ISO na respectiva página (na actualização este artigo usei a ISO clonezilla-live-20111125-oneiric.iso, no momento esta é a versão mais recente, mas usem sempre a versão mais recente, os passos serão praticamente os mesmos) e gravar para um CD por exemplo com o Nero ou InfraRecorder, reiniciar o PC a partir do CD gravado e com os dois discos ligados, visto que vamos clonar um disco directamente para o outro.
Se for preciso pode-se escolher o tipo de teclado que se vai usar (por exemplo o português) de acordo com o teclado que se tem. Eu escolhi “Don’t touch keymap” e usei a configuração americana, que serve perfeitamente.
Escolhemos a primeira opção para iniciar o Clonezilla.
clonagem disco-para-disco
Aqui, como tinha os dois discos ligados, escolhi a segunda opção para fazer a clonagem “device-device“.
"Beginer mode"
Esta é a fase em que se escolhe a opção “ok, se não sabe bem o que está a fazer escolha esta“. Desta forma o processo é mais simples, mas não tem algumas opções mais avançadas e complicadas para o utilizador normal.
disco local para disco local
Vamos clonar um disco directamente para outro disco “disk_to_local_disk“.
disco de origem
Escolhemos o disco de origem, ou seja o que queremos clonar.
disco de destino
Escolhemos o disco de destino, ou seja o clone.
corrigir erros no disco de origem
Este passo é uma novidade nesta versão do Clonezilla, que nos permite escolher se queremos verificar a possibilidade de erros no disco de origem e reparar os mesmos antes de iniciar o processo de clonagem. Neste tutorial optei por não escolher essa opção e escolhi “Skip“.
A partir desta fase surgirão várias perguntas para respondermos “sim (y)” ou “não (n)”, simplesmente colocamos “y” sim em todas elas. Na sua maioria são avisos a dizer que o disco de destino vai ser completamente apagado, e temos de confirmar que é mesmo isso que queremos.
Após termos respondido a todos os avisos, eis que o processo de clonagem começa:
clonagem a decorrer
Quando o processo de clonagem termina já temos o nosso novo disco clonado e pronto a usar, tudo isto sem termos de instalar o sistema operativo, drivers, programas, etc.
clonagem concluída
Uma outra novidade nesta versão é o redimensionamento automático da partição do disco de destino. Nos casos em que o disco de
...