Trabalho Da Disciplina Administração E Controle Financeiro - ADM 1560
Exames: Trabalho Da Disciplina Administração E Controle Financeiro - ADM 1560. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeferson100alves • 24/11/2014 • 8.029 Palavras (33 Páginas) • 542 Visualizações
Unidade I – Introdução a Administração Orçamentária
1.1 – Definições Previsão, Planejamento e Orçamento
Previsão – Antevisão de fatos futuros mediante premissas técnicas ou intuitivas.
Planejamento – Definição de objetivos, estratégias, políticas e diretrizes para gerir fatos futuros previstos. Desdobra-se em planos de ação
Orçamento – expressão quantitativa de planos de ação.
1.2 – Níveis de Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional
Planejamento Estratégico – definição por parte da Assembléia dos donos, dos objetivos que desejam ver alcançados, quanto ao retorno do investimento, não só nos aspectos financeiros, mas também seu posicionamento ético, moral, político-social, mercadológico e de recursos humanos, de forma a expressar claramente a missão que deseja ver cumprida.
Planejamento Tático – definição do conjunto de políticas e diretrizes por parte da Direção Executiva, quanto a forma como deverão ser alcançados os objetivos dos proprietários, regiões de atuação, as pessoas responsáveis por cada etapa, o período de tempo necessário e o estudo da viabilidade econômico-financeira do que se pretende atingir.
Planejamento Operacional – definição por parte do corpo gerencial das ações de marketing, de produção, de suprimentos de materiais e serviços, de recursos humanos necessários e de captação e aplicação de recursos financeiros, a serem desenvolvidas conforme as políticas e diretrizes traçadas em busca dos objetivos fixados.
1.3 – Tipos de Planejamento: Período e Projeto
Planejamento por Período – elaboração de planos de ação dentro de um determinado período de tempo, podendo ser de curto, médio e longo prazo. Geralmente segue a freqüência ou periodicidade que a Entidade divulga sua demonstrações financeiras ou declara seus rendimentos tributáveis.
Planejamento por Projeto – tem por finalidade definir para cada plano de ação as etapas que compõem do início até a conclusão do empreendimento planejado.
1.4 – Objetivos, Características e Vantagens de um Orçamento
1.4.1 – Objetivos
a) Demonstrar necessidade de mão-de-obra e formas de recrutamento, seleção, registro, treinamento, avaliação e benefícios sociais para o corpo funcional;
b) Determinar volume de compras de matérias-primas e materiais secundários;
c) Fixar estoques mínimos e volume de produção em função de venda pretendida;
d) Projetar níveis de liquidez, endividamento, lucratividade sobre vendas e rentabilidade sobre investimentos;
e) Mensurar volume de investimentos fixos necessários para manutenção do nível atual ou futura expansão de atividades;
1.4.2 – Características
a) Engloba todas as atividades da Entidade;
b) Estabelece de forma detalhada, relações entre receitas, custos e despesas;
c) Predetermina operações a serem realizadas na consecução de um determinado objetivo definido pelos donos.
d) Procura analisar possibilidades futuras, mostrando oportunidades e ameaças;
e) Materializa em números físicos e financeiros cenários projetados;
1.4.3 - Vantagens
a) Introduz o hábito do exame prévio e cuidadoso dos fatores relevantes que envolvem decisões importantes.
b) Mantém a Alta Direção da Entidade com atenção adequada aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas;
c) A integração dos orçamentos de diversas áreas, força todos os membros da administração a fazerem planos de acordo com os planos de outras unidades da Entidade, aumentando o grau de participação e de envolvimento nos objetivos gerais.
d) Obriga administradores a quantificarem e datarem as atividades pelas quais serão responsáveis, em lugar de se limitarem a compromissos com metas ou alvos vagos e imprecisos;
e) Possibilita delegação de poderes e de autoridade por parte dos altos administradores para os níveis de gerência abaixo.
f) Identifica pontos de eficiência ou ineficiência no desempenho das unidades da Entidade e permite acompanhar em progressos ou retrocessos na execução das atividades diárias.
g) Possibilita evitar desperdícios, dando visão global do negócio, mensurando em números situações prioritárias e aspectos relevantes, minimizando subjetivismos e todo tipo de
“chutometria”.
Distinções Orçamento Público e Orçamento Empresarial
Orçamento Público Orçamento Empresarial
– Objetiva o equilíbrio orçamentário, aplicando Superavits e cobrindo Deficits;
– Define primeiro os gastos a serem efetuados, que podem ser: Despesas Correntes e Despesas de Capital.
– Despesas Correntes são todos os gastos necessários para manter em funcionamento a prestação de serviços à população, tais como: Despesas com Pessoal Próprio, Despesas com Materiais, Luz, Gás, Água e Esgoto, Telefonia e Comunicações, Aluguéis, Limpeza e Conservação, Terceirizados, Juros e Encargos da Dívida Pública, Administração e Serviços Gerais.
– Despesas de Capital são
...