Trabalho De Academia
Dissertações: Trabalho De Academia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/4/2014 • 660 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
Fisiculturismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dexter Jackson, fisiculturista campeão do concurso Mr. Olympia.
O Fisiculturismo ou culturismo é o uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo, a melhor formação muscular.1 Um indivíduo que se engaja nesta atividade é referido como um fisiculturista. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular.
Índice [esconder]
1 História
2 Descrição
3 Estratégia
4 Uso de esteroides anabolizantes
5 Terceira idade
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
A Federação Internacional de Fisiculturismo (International Federation of Bodybuilding—IFBB) regula o campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia. Os maiores vencedores desse campeonato foram Lee Haney (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes), Dorian Yates (seis vezes) e Ronnie Coleman (oito vezes). Outros conhecidos culturistas são: Mike Mentzer, Lou Ferrigno, Charles Atlas, Lee Priest Kai Greene e Jay Cutler.
Em 2007, Stephano D´agnello representou o Brasil no Oriente Médio, ocupando o quarto lugar no torneio IFPA Tehran Cup Pro Bodybuilding & Figure Contest Gallery (Irã).
Descrição[editar | editar código-fonte]
A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isometria (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.
Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos.
Estratégia[editar | editar código-fonte]
Para incrementar o aumento da massa muscular (hipertrofia), os fisiculturistas focam três principais pontos:
Treinamento adequado com a resistência de pesos e demais atividades físicas;
Nutrição especializada, incorporando proteínas e outros suplementos alimentares visando a liberação de hormônios para aumentar a síntese protéica;
Repouso (descanso) adequado para a recomposição muscular.
Uso de esteroides anabolizantes[editar | editar código-fonte]
Na prática da musculação, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de esteroides anabolizantes para o aumento de massa muscular em pouco tempo, que poderá ser prejudicial à saúde,2 já que estes são hormônios sintetizados, contudo não existe ainda evidência cientifica dos seus danos a longo prazo no corpo humano.[carece de fontes] Muitos jovens são incentivados por um treinadores indicando a quantidade que eventualmente dará mais resultados em cada jovem. Mas essa prática não tem nenhuma base científica comprovada e o treinador na maioria dos casos não sabe como a droga reage individualmente no organismo humano.2
Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos das drogas, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção das possíveis melhoras em seus resultados.
O uso de drogas no culturismo profissional está ao nível de outros desportos competitivos mas a nível de atleta amador o caso muda de figura, sendo o desporto onde o uso de drogas é mais frequente.
Terceira idade[editar | editar código-fonte]
Estudos recentes vêm demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade.3 Além dos exercícios aeróbios, o treinamento com levantamento de peso tem sido muito bem visto pelos profissionais e pesquisadores da área. Esta é uma visão onde, para manutenção ou ganho de massa muscular, o fisiculturismo bem orientado produz resultados mais efetivos.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Fisiculturismo feminino
Referências
Ir para cima ↑ Thais Pacievitch. Fisiculturismo (em português). InfoEscola. Página visitada em 01 de julho de 2013.
↑ Ir para: a b Jennifer Fogaça. Esteroides anabolizantes: força e beleza enganosas (em português). R7. Brasil Escola. Página visitada em 01 de agosto de 2013.
Ir para cima ↑ Ana Maria Penteado. Musculação melhora qualidade de vida na terceira idade (em português). UOL. Jovem Pan. Página visitada em 01 de agosto de 2013.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Site oficial da Federação Internacional de Fisiculturismo (em inglês)
Categoria: Fisiculturismo
Menu de navegação
Criar uma contaAutenticaçãoArtigoDiscussãoLerEditarEditar código-fonteVer histórico
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
Informar um erro
Colaboração
Boas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Manutenção
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas
العربية
Azərbaycanca
Беларуская (тарашкевіца)
Български
বাংলা
Bosanski
Català
Čeština
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Eesti
فارسی
Suomi
Français
Gaeilge
Galego
客家語/Hak-kâ-ngî
עברית
Hrvatski
Magyar
Հայերեն
Bahasa Indonesia
Italiano
ᐃᓄᒃᑎᑐᑦ/inuktitut
日本語
ქართული
한국어
Kurdî
Lietuvių
Latviešu
മലയാളം
Монгол
मराठी
Bahasa Melayu
Nederlands
Norsk bokmål
Polski
Română
Русский
Srpskohrvatski / српскохрватски
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
Shqip
Српски / srpski
Svenska
தமிழ்
Тоҷикӣ
ไทย
Tagalog
Türkçe
Українська
Tiếng Việt
中文
Editar ligações
Esta página foi modificada pela última vez à(s) 18h28min de 2 de abril de 2014.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada
...