Trabalho De Administração
Exames: Trabalho De Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jouzenascimento • 25/9/2013 • 9.391 Palavras (38 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
FABRICIANA MENDES –AR 446919
JOUZE BARBARA ALENCAR DO NASCIMENTO
MARINÊS PADILHA AMORIM-RA 8332002830
MILENA MIRANDA RAMOS- RA: 7707662970
LUCIANA COSTA SANTOS
GRACIELE DE ASSUNÇÃO MACHADO DA CONCEIÇÃO
AR-7986731359
Trabalho Solicitado
de teorias da Administração
para obtenção de
nota do 2° Semestre
SÃO LUÍS – MA
2013
INTRODUÇÃO
A Teoria Geral da Administração, em seu conjunto, aborda uma sumula de normas que se completam e levam o entendimento da administração para o dia a dia das pessoas e das organizações como um todo, no objetivo de gerar desenvolvimento, com o princípio máximo de eficácia e eficiência gerando produtividade e lucro.
A importância das Teorias Administrativas teve seu reconhecimento a partir do século XX, após a Revolução Industrial, quando foi necessário começar a se produzir em larga escala.
Atualmente pode-se considerar que, no contexto social, econômico e político no qual vivemos, não há um único lugar no planeta que não precise ser administrado.
Esse trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as Teorias da Administração e como elas são imprescindíveis para as organizações. Identificar e associar acontecimentos históricos e sociais que influenciaram e influenciam, até os dias atuais nas Teorias Administrativas, compreendendo os novos rumos que foram tomados e as características da sua evolução contínua.
Entendemos que as Teorias da Administração servem como base para um Planejamento Estratégico e dão ênfase na estrutura, nas tarefas, nas pessoas, na tecnologia, no ambiente, nas competências e na competitividade das organizações.
Neste trabalho iremos fundamentar os processos e tarefas que definem o planejamento, a organização, a direção e o controle empresarial.
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
1. A ADMINISTRAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA
1.1 Primórdios da Administração
Os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração são históricos, sociais, políticos e econômicos.
As características mais marcantes ocorreram no século XVIII, onde os artesãos começaram a atuar em pequenas oficinas e escolas como profissionais autônomos.
A Administração recebeu influencias que moldaram seu futuro quando grandes filósofos da idade antiga deixaram suas contribuições para a administração moderna.
Sócrates, em seu trabalho relata administração como habilidade pessoal.
Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos.
Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (Chiavenato 2003).
1.2 Habilidades do Administrador
As habilidades do administrador podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.
Habilidade, segundo Lacombe (2003), é a capacidade que o ser humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços com desempenho esperado, a partir do ensinamento praticado.
Para adiquirir um bom desempenho profissional, o administrador necessita de três tipos de habilidades, que segundo o criador dessa tipologia, Katz (1955 apud CHIAVENATO, 2003), são de natureza: técnica, humana e conceitual.
• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade;
• Habilidade Humana – é a capacidade e a aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento inter-pessoal e grupal;
• Habilidade Conceitual – é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Implica a facilidade de em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações.
1.3 Antecedentes históricos da Administração
Segundo Maximiano (2007), algumas contribuição deixadas pelos povos da antiguidade, foram importantes, como:
• Egípcios – burocracia administrativa;
• Babilônios – registros de transações comerciais e controle das mesmas;
• Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes;
• Gregos – implantaram a democracia participativa, planos de estratégias, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração;
• Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresas em outros países e de associações artesanais;
• Chineses – ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar;
O renascimento foi um período histórico de grandes destaques para as artes e outras ciências trouxe contribuições em forma de métodos de produção,
...