Trabalho De Administração
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapaulabatistab • 4/4/2014 • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 868 Visualizações
A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção,tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ouseja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2003)
A história da Administração iniciou-se na Suméria por volta do ano 5.000 a.C antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar
Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Na China, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.
O pensamento administrativo foi fortemente influenciado pelos filósofos gregos, como Platão (429 A.C- 347 a. c) discípulo de Sócrates, e Aristóteles (348 a, c -322 a.c) discípulo de Platão.
Platão - preocupado com problemas de natureza politica e sociocultural relacionado ao desenvolvimento da comunidade grega. Propôs um movimento de democracia administrativa, inclusive das contas e impostos públicos.
Aristóteles – Impulsionou o pensamento da filosofia, Cosmologia, Nosologia, metafisica, Logica e ciências naturais, oque possibilitou a abertura intelectual do conhecimento humano. Conseguiu diferenciar três formas de administração publica:
• Monarquia
• Aristocracia
• Democracia
Frances Bacon (1561 -1626) – Filosofo e estadista inglês, pioneiro do pensamento cientifico moderno. Antecipou o principio da Administração “prevalência do principal sobre o acessório”.
René Descartes (1596- 1650) – Filósofo, Matemático e Físico Frances. fundador da filosofia contemporânea, foi responsável pela criação das coordenadas cartesianas ( hoje Métodos Cartesianos) são eles:
• Principio da Dúvida Sistemática ou Evidencia
• Principio da Analise e da Decomposição
• Principio da Síntese e da Composição
• Principio da Enumeração ou da Verificação
O principio da moderna administração como: divisão de trabalho, do controle e da ordem estão contidas nas ideias cartesianas.
Jean-Jacques Rousseau (1627 – 1778) – Desenvolveu a teoria do contrato Social.
Karl Marx (1818 – 1833) e Frederick Engels (1820 – 1895) – Filósofos, Historiadores, Economistas e Alemães, desenvolveram a teoria da origem econômica do Estado.
Escolas de Admistração
1903 – Administração científica • base homem/máquina
Criada por Frederick Taylor, um jovem engenheiro, que descobriu que a produção e o pagamento eram ruins, que a ineficiência e as perdas eram prevalentes e
que a maioria das empresas possuía um grande potencial não utilizado, uma falha da
administração sistemática. Ele concluiu que as decisões administrativas eram assistemáticas
e que não existia pesquisa para se determinarem os melhores meios de produção.
Com isso, Taylor introduziu uma segunda abordagem administrativa, administração científica.
Essa abordagem defendia a aplicação de métodos científicos para analisar o trabalho e
determinar como completar as tarefas de produção eficientemente. Outro elemento dessa
abordagem era o uso de gratificação diferenciada, que consistia no pagamento de quantias
adicionais aos trabalhadores quando eles excedessem níveis-padrão de resultado em cada
trabalho. Taylor concluiu q tanto os trabalhadores quanto a administração poderiam se
beneficiar disso.
1909 – Teoria da burocracia burocracia para melhorar o processo (quando mau usada atrapalha)
Max Weber, sociólogo;advogado e historiador alemão, mostra como a administração em si mesma poderia ser mais eficiente. Weber acreditava que com a burocracia os resultados diferentes pudessem ser eliminados, numa organização onde os administradores possuíssem habilidades variadas. Experiência e objetivos. Weber recomendava que os cargos fossem padronizados de modo que a mudança de pessoal não desintegrassem a organização. Ele enfatizava a existência de uma rede estrutural e formal de relacionamentos entre posições especializadas numa organização. As regras e regulamentações padronizaram o comportamento e a autoridade agora era sobre as posições e não sobre os indivíduos. Como resultado a organização não precisaria apoiar-se em apenas um individuo, mas obteria eficiência e sucesso seguindo as regras e regulamentações.
• 1916 – Teoria clássica da administração introdução das necessidades do homem.
Defendida por Henry Fayol, engenheiro de minas e executivo francês, surgiu através de um livro publicado por ele com suas experiências administrativas.Fayol adicionou uma função básica às quatro já identificadas antes, que são: planejar;Organizar; comandar; coordenar e controlar, e também definiu catorze princípios: divisão do trabalho; autoridade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação do Interesse individual ao interesse geral; remuneração; centralização; hierarquia; ordem; Equidade; estabilidade e manutenção do pessoal; iniciativa e espírito de equipe.
A abordagem da gestão administrativa enfatizava a perspectiva dos altos administradores
dentro da organização e sustentava que a administração era uma profissão e poderia ser ensinada
• 1932 – Teoria das relações humanas
Essa abordagem deve muito às escolas de pensamento. As idéias de
Gilbreths(administração cientifica), Barnard e Follet(gestão administrativa) influenciaram o
desenvolvimento das relações humanas entre 1930 e 1955.Na verdade, a abordagem surgiu
...