Trabalho De Administração Científica
Trabalho Universitário: Trabalho De Administração Científica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: msramos75 • 25/11/2013 • 5.763 Palavras (24 Páginas) • 401 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 4
2. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA .......................................................................... 5
2.1 FREDERICK TAYLOR ........................................................................................ 5
2.2 PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR ................................................................... 5
2.3 SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR .................................................................. 6
3. ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA ................................................................... 7
4. ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO .................................................. 8
5. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ............................................ 15
5.1 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR .................... 15
5.2 PRINCÍPIOS DA EFICIÊNCIA DE EMERSON ................................................. 16
5.3 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE FORD .................................................................... 17
5.3.1 FORDISMO ..................................................................................................... 18
5.4 PRINCÍPIO DA EXCEÇÃO ................................................................................ 19
6. APRECIAÇÃO DA CRÍTICA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA .......................... 20
7. CONCLUSÃO ....................................................................................................... 25
8. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 26
1-INTRODUÇÃO
A Administração Científica – iniciada por Taylor e seus seguidores – constitui a primeira teoria administrativa. A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com a ênfase nas tarefas. No primeiro período de sua obra, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho dos operários, estendendo-se no segundo período à definição de princípios da Administração aplicáveis a todas as situações da empresa. A organização racional do trabalho se fundamenta na análise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador. O desenho de cargos e tarefas enfatiza o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção e montagem, a padronização e as condições de trabalho que assegurassem a eficiência. Contudo, essas limitações e restrições não apagam o fato de que a Administração Científica foi o primeiro passo na busca de uma teoria administrativa. E um passo pioneiro e irreversível.
2.ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
2.1 FREDERICK TAYLOR
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família Quaker de princípios rígidos e foi educado com forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute. Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça• determinado pelos patrões.
Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.
2.2 PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management1 (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study). Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-Ios e racionalizá-Ios. Verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade.
Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Em essência, Taylor diz, em Shop Management, que:
1. O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
2. Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
3. Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas.
4. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida.
5. A Administração precisa criar uma atmosfera
...