Trabalho De Administração Da Produção
Ensaios: Trabalho De Administração Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucruzvieira • 2/7/2014 • 1.432 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
1. OBJETIVOS
Objetivo se pode definir como meta ou propósito que se deseja alcançar. Essa pode ser uma definição correta e quase completa e se completa se definimos melhor ainda com o resultado que esperamos ao finalizar um trabalho ou uma ação concreta.
Um objetivo serve para formular com concretização e objetividade dos resultados desejados, para planejar ações, para orientar os processos e para medir e valorizar os resultados serem obtidos.
1.2 ESPECIFICAÇÕES CLARAS DOS OBJETIVOS
Permite definir a natureza do trabalho, o tipo de problema que foi ou será formulado, o material a ser coletado, etc.
1.3 OBJETIVOS GERAIS
• São definidas as perspectivas globais do trabalho;
• Consegue ser visualizada a intenção do pesquisador, sem identificação das estratégias pretendidas.
Ex.: Comparar os efeitos do treinamento e destreinamento de hidroginástica no perfil lipídico e na remodelação óssea de mulheres pré-menopáusicas.
1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• São definidos os detalhes;
• Os pontos precisos (estratégias) sobre os quais o pesquisador vai atuar;
• Condicionam a formulação do problema e das hipóteses orientadoras;
• Evitar verbos genéricos.
Ex. Conhecer, investigar, entender, saber.
VERBO TIPO DE ESTUDO
DESCREVER ------------------Descritivo
COMPARAR ----------------- Comparativo
ASSOCIAR --------------------Correlacional
Um problema é uma determinada questão ou um determinado assunto que requer uma solução. O nível social trata-se de um assunto particular que, uma vez resolvido, se torna benéfico para a sociedade (por exemplo, conseguir diminuir a taxa de pobreza de um país).
Segundo a filosofia, um problema é algo que perturba a paz e a harmonia de aquele (a)s que têm algum (que passam por isso). Na acepção da religião, um problema pode ser uma contradição interna entre dois dogmas (como é que um Deus omnibenevolente e todo poderoso permite que haja sofrimento?).
2. HIPÓTESE
Com origem no termo latino hypothĕsis, o qual, por sua vez, deriva de um conceito grego, uma hipótese é a suposição de algo possível ou impossível para tirar uma conseqüência. Por outro lado, uma hipótese de trabalho é toda aquela que se estabelece provisoriamente como base numa investigação e que pode confirmar ou negar a validez da mesma.
No método científico, uma hipótese pode definir-se como sendo a solução provisória ou tentada para um determinado problema.
2.1 FORMULAÇÕES DA HIPÓTESE
HIPÓTESE = RESULTADO ESPERADO
Baseada em:
• Construção teórica;
• Estudos anteriores;
• Experiência do pesquisador.
A hipótese se relaciona com a interação da intervenção com o comportamento de determinada variável. Portanto, podemos ter hipóteses diferentes em um mesmo estudo.
HIPÓTESE
DEVE SER TESTÁVEL
REALIZAÇÃO DE MEDIDAS, OBTENÇÃO DE RESULTADOS.
REJEITO A HIPÓTESE NULA = ACEITO A HIPÓTESE
DO PESQUISADOR.
HIPÓTESE NULA: Usada primordialmente no teste estatístico para confiabilidade dos resultados.
Significa: Não existem diferenças; Não existe relação entre as variáveis. (as diferenças são obras do ACASO)
CUIDADO: o pesquisador pode hipotetizar que não existem diferenças. Neste caso, a hipótese do estudo é a hipótese nula.
3. FLUXOGRAMA
Fluxograma é uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, geralmente apresentado usando figuras geométricas normalizadas.
O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.
4. MÉTODO 5W2H
O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. No fluxograma acima, é possível ver cada uma delas e o que elas representam.
A ferramenta 5w2h é uma das mais fáceis de ser implementadas e traz grandes benefícios para os gestores de entidades sociais e suas atividades organizacionais. O 5w2h é uma ferramenta simples, mas bastante útil para as organizações, pois elimina – ainda na fase de planejamento – as dúvidas que possam surgir durante a implementação da atividade – seja ele um plano de captação de recursos, um evento ou uma atividade com os beneficiários.
A ausência de dúvidas agiliza as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. Afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à ONG, sem contar o atraso que isso pode gerar. Por isso, é preciso ficar atento a essas questões decisivas, e o 5w2h é excelente neste quesito.
...