Trabalho De Alarmes
Trabalho Escolar: Trabalho De Alarmes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bfialhocm • 25/3/2015 • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
Universidade Castelo Branco
Escola de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
Curso de Ciências Biológicas e Biomedicina
Projeto de Pesquisa de Metodologia do Trabalho Científico e Profissional da Escola da Saúde e do Meio Ambiente
RIO DE JANEIRO - RJ
2012
ELISA MACEDO, INGRID VERAS, LENON BARBOSA, NATAN BARBOSA, PALOMA MONIZZI THAMIRES LELIS.
DROGAS
Trabalho de Metodologia do Trabalho Cientifico e Profissional da Escola da Saúde e do Meio Ambiente curso de graduação apresentado no curso de Ciências Biológicas e Biomedicina, na Universidade Castelo Branco - UCB, Campus Realengo.
Orientador: Prof. Adriano Cunha
RIO DE JANEIRO - RJ
2012
1 - Introdução
Historicamente, a questão do uso abusivo e/ou dependência de álcool e outras drogas tem sido abordada por uma ótica predominantemente psiquiátrica ou médica. As implicações sociais, psicológicas, econômicas e políticas são evidentes, e devem ser consideradas na compreensão global do problema. Cabe ainda destacar que o tema vem sendo associado à criminalidade e práticas anti-sociais e à oferta de “tratamentos” inspirados em modelos de exclusão/separação dos usuários do convívio social. Constatamos assim que, neste vácuo de propostas e de estabelecimento de uma clara política de saúde por parte do Ministério da Saúde, constituíram-se “alternativas de atenção” de caráter total, fechado e tendo como principal objetivo a ser alcançado: a abstinência.
A dependência das drogas é transtorno onde predomina a diversidade, já que afeta as pessoas de diferentes maneiras, por diferentes razões, em diferentes contextos e circunstâncias. Muitos consumidores de drogas não compartilham da expectativa e desejo de abstinência dos profissionais de saúde, e abandonam os serviços. Outros sequer procuram tais serviços, pois não se sentem acolhidos em suas diferenças.
1.1 - Justificativa
Frequentemente obsevamos o aumento do consumo das drogas e seu fácil acesso à população. Com a falta de informações ou muitas vezes irrelevantes para os cidadões comuns, contribuí para a dispersão do vício pelo país.
Com a obtenção de dados relevantes para a conclusão de uma pesquisa segura sobre as drogas onde o maior objetivo é a informação à população atingindo pequenos grupos de jovens que representam grande parte entre os usuários e ficam presos as drogas facilmente.
Esta pesquisa abordará cada causa, efeito e tratamentos necessários para as drogas demonstradas a seguir.
1.2 - Problema
A droga é um problema social que causa dependência e em alguns casos observamos danos irreversíveis. O tráfico intenso, que ocasiona fácil acesso à maioria das drogas. Descontentamento, fuga e negação da realidade e da sobrevivência em que vivemos.
Busca de sensação, de euforia e de novas experiências, motivada principalmente pela curiosidade, que se manifestam principalmente nos jovens, hoje são o grupo mais próximo das drogas. Motivados por sensações e pela falta de informação, buscam novas experiências e constantemente e se aventuram num mundo que na maioria das vezes não tem volta.
Intimamente ligado ao aumento da violência que assola a nossa realidade, principalmente nas grandes cidades, o tráfico de entorpecentes movimenta bilhões pelo mundo anualmente, um comércio considerado um dos mais lucrativos e, com certeza, dos mais perigosos, que motivou uma espécie de "indústria do terror". Os efeitos nocivos das drogas, causados pelas substâncias tóxicas presentes em sua composição, levam à morte de milhões de pessoas por ano. Somente no Brasil, segundo estimativas, só o álcool é responsável pela morte de 55 a 7 mil brasileiros por ano, direta ou indiretamente. Abordar o assunto, de forma a conseguir diminuir o consumo e encontrar caminhos para a prevenção, não é uma tarefa fácil. Cercados de medos, dúvidas e principalmente desinformação, pais, professores, educadores e também alunos muitas vezes mantêm um a espécie de tabu quando o tema é abordado, o que agrava, e muito, as possibilidades de um combate mais eficaz.
A informação e a educação preventiva são os melhores caminhos para a prevenção: é preciso esclarecer jovens, crianças, e adultos sobre a extrema relevância do assunto, concedendo-lhes informações básicas para que possam apresentar sua própria postura de defesa e combate ao problema.
1.3 - Hipótese
O aumento da criminalidade e dos moradores de rua no país, jovens longe das escolas e novas possibilidades de cura para aos adeptos às drogas.
1.3 - Objetivo Geral
Comparar as drogas entre si, demonstrar teoricamente seus efeitos e classe de acesso. Compreender o que leva uma pessoa tornar-se usuário e apresentar soluções para o consumo das drogas.
1.4 - Objetivo Específico
1.4.1 - Álcool – Averiguar os respectivos efeitos, consequências e em casos mais extremos seus possíveis tratamentos baseado em fatos que resultam no grande número de adeptos ao álcool.
1.4.2 - Cigarro - Observar os efeitos causados pelo cigarro.
Será feita abordagens sobre as causas e efeitos, doenças, tratamentos, etc. Ao decorrer do trabalho poderemos ver os malefícios que a droga causa parar o dependente, assim analisando alguns pontos importantes sobre o tema.
1.4.3 - Crack - Informar e conscientizar as pessoas sobre o crack e os malefícios trazidos por
...