Trabalho De Audtoria
Artigos Científicos: Trabalho De Audtoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaguiaralmeida • 20/8/2014 • 5.218 Palavras (21 Páginas) • 261 Visualizações
AUDITORIA DE PASSIVOS
INTRODUÇÃO
Para iniciarmos nosso trabalho, primeiramente seguiremos as seguintes definições:
Auditoria: Segundo Fulgêncio, Paulo Cesar – Glossário Vade Mecum – Google Books – pg. 71, “Auditoria é o Exame das operações, atividades e sistemas de determinada entidade, com vistas a verificar se são executados ou funcionam em conformidade com determinados objetivos, orçamentos, regras e normas.”
Passivo:
Passivo evidencia toda a obrigação (dívida) que a empresa tem com terceiros: contas a pagar, fornecedores de matéria-prima (a prazo), impostos a pagar, financiamentos, empréstimos etc. O passivo é uma obrigação exigível, isto é, no momento em que a dívida vencer, será exigida (reclamada) a liquidação da mesma. Marion, José Carlos – Contabilidade Empresarial – 4ª. Edição – São Paulo – Atlas – 1989, pg. 54.
OBJETIVO
Como as obrigações representam fontes de recursos (capital de terceiros e próprios), as contas do passivo são testadas para a subavaliação, ou seja, se estas não estão sendo registradas com valores inferiores aos que deveriam, o que distorceria os números em favor da empresa, mostrando uma situação patrimonial favorável. Já a superavaliação, que é uma situação que não agrada aos empresários e investidores, portanto não é interessante, será verificada na auditoria das contas do ativo, despesas, receitas e patrimônio liquido. Os grupos de contas que compreendem as obrigações são:
- Fornecedores a Pagar;
- Imposto de Renda e Contribuição Social a Recolher;
- Outros Impostos a Recolher;
- Salários a Pagar e Descontos e Encargos Sociais a Recolher;
- Outras Obrigações;
- Provisões;
- Empréstimos.
ASPECTOS CONTÁBEIS
São contabilizados no passivo circulante se vencerem no exercício social seguinte ou até um ano, ou no passivo não circulante se vencerem após o exercício social seguinte ou após um ano.
AVALIAÇÃO
Todas as transações ainda não pagas, referente a bens que passaram a ser de propriedade da empresa, serviços contratados e despesas incorridas, devem ser registradas no passivo, caso estas dívidas tenham clausulas de correção, paridade cambial (divida contraída em moeda que não o Real) ou de encargos financeiros, devem ser atualizadas na data do levantamento dos demonstrativos financeiros. Se estas dívidas não tenham encargos financeiros ou se estes não forem compatível com o mercado, as dívidas devem ser ajustadas ao seu valor presente.
FORNECEDORES
As operações com fornecedores podem originar-se no país ou no exterior.
A aquisição de bens e serviços devem ser contabilizados no grupo de fornecedores a pagar. O momento em que deve ser reconhecida a obrigação é quando o ativo passa a ser de sua propriedade ou o serviço é prestado. Essa passagem de propriedade acontece com frequência com o recebimento do bem. Entretanto caso ocorra antes, em função de condições comerciais, a empresa deve contabilizar imediatamente o ativo e a devida obrigação, nestes casos utiliza-se a conta de bens em transito.
TESTE DE FORNECEDORES
-Obtenha uma relação dos fornecedores a pagar, por fornecedores e nota fiscal ou duplicata, na data-base de encerramento do exercício social.
• Confira a soma dessa relação.
• Confira o total dessa relação com a conta controle do razão geral da contabilidade.
• Qualquer divergência deve ser imediatamente investigada.
-Obtenha cartas de confirmação de saldos de alguns fornecedores. Devem ser circularizados os fornecedores (nacionais e estrangeiros), para os quais a empresa mantem maior volume de operações (essa informação pode ser obtida por meio de registro de compras). A quantidade de fornecedores circularizados devera ser decidida em conjunto com responsável pela auditoria, levado em consideração, principalmente, a segurança do sistema de controle interno da área. Veja modelo da carta de confirmação de fornecedores.
• Confira as informações da carta de confirmação antes de ser expedida.
*Nome e endereço do fornecedor.
*Terminologia da carta.
*Data-base circularização.
*Se a carta de informação foi assinada por empregado categorizado da empresa. É importante que o fornecedor aceite essa assinatura.
*Se a frente do envelope inclui o nome e endereço do escritório da firma de auditoria.
*Se o envelope foi devidamente selado.
• Inclua junto a carta de confirmação um envelope selado endereçado ao próprio escritório da firma de auditoria, a fim de evitar que a carta-resposta seja enviada para outro local indevidamente, e também para facilitar o trabalho do fornecedor.
• Coloque e a carta de confirmação e o envelope selado de resposta no envelope e envie pelo correio. Em nenhuma hipótese esse poderá ser feito por outras pessoas da empresa (poderiam não enviar a carta ou alterar suas informações).
• Para as cartas não respondidas envie segundos pedidos após quinze dias do primeiro pedido.
• Para as cartas não respondidas, decorrido algum tempo do envio dos segundos pedidos, efetue procedimentos alternativos:
*inspecione os documentos-suporte da dívida com o fornecedor. Observe se o valor já não foi testado na auditoria de compras;
*veja pagamentos subsequentes à data da confirmação especificamente para o fornecedor que não respondeu à carta. Para os pagamentos referentes a compras de competência até a data-base da confirmação, verifique se estavam devidamente registrados nessa data. O termo competência aqui apresentado representa a data em que o fornecedor passou a propriedade do bem comprado a empresa ou data em que o fornecedor
...