Trabalho De Construção Da Aprendizagem
Ensaios: Trabalho De Construção Da Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ericaseghetto • 1/10/2014 • 379 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
INTRODUÇÃO
Em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os cursos de pedagogia passam a ter responsabilidade de formar um pedagogo capaz de conhecer e reconhecer o trabalho pedagógico em sua totalidade, sendo um articulador e organizador dos processos educativos nos espaços onde eles ocorrerem. Também com a LDB, as universidades tiveram liberdade de organizar seus currículos para atender as necessidades emergentes da sociedade, oferecendo disciplinas e núcleos temáticos, abordando os interesses que a sociedade está manifestando, entre eles a educação inclusiva. Com esta lei, surge também a inovação e a ampliação do espaço profissional do pedagogo. Através dessa nova proposta e da grande necessidade de aprendizagem constante, faz-se necessário o pedagogo em todos os campos de trabalho onde se requer processos educativos e o rendimento maior e mais eficaz de seus profissionais. Assim, a década de 1990 foi um marco significativo para a Pedagogia, chegando a ser considerada por DEMO (1997) uma época de “ranços e avanços”.
Entre os avanços, pode-se citar a resolução CNE/CPN nº1, 15/05/2006 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais “DCNs” para o curso de pedagogia e licenciaturas, sendo marcada também por grande luta desde a aprovação da LDB. Talvez o grande desafio das Diretrizes Curriculares Nacionais seja a definição do curso de pedagogia como licenciatura e com prioridade na formação inicial do ensino fundamental já que se rompe com a concepção de currículo mínimo, idéia combatida desde o final da década de 1970, em defesa da Pedagogia como um campo–teórico investigativo da educação. Com as Diretrizes Curriculares Nacionais “DCNs” a oficialização da ampliação de atuação profissional do pedagogo, que atuará não apenas na administração, organização ou supervisão escolar, mas também nas salas de aula e em locais onde tenham demanda dos mais diversos processos educativos. Mediante as mudanças podemos citar o que alguns já afirmavam no IV encontro da Associação Nacional pela formação dos profissionais da Educação (ANFOPE) em 1989 sobre as diferentes compreensões do curso de pedagogia. Diz sobre o objetivo da Pedagogia, que tem como objeto de estudo prioritário a educação formal em ambiente escolar. Isto não significa desconsiderar importantes formas de educar em ambientes não formais, no entanto, é a partir do conhecimento no campo formal (Sala de aula) se aprende a trabalhar no campo não formal.
...