Trabalho De Educação física
Artigos Científicos: Trabalho De Educação física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FaellaGazzani • 13/9/2014 • 2.049 Palavras (9 Páginas) • 813 Visualizações
Trabalho de Educação Física
Manchete :
A manchete é o fundamento mais utilizado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é uma região que suporta melhor os fortes impactos.
A manchete foi um dos últimos fundamentos básicos a entrar no voleibol, e isto aconteceu lá por volta de 1962, e após os Jogos Olímpicos de 1964 já era usada por quase todas as equipes.
A recepção do saque é uma das situações que exigem maior precisão hoje em dia, pois é a partir dela que se desenvolve as jogadas ofensivas. Hoje em dia equipes de alto nível apresentam um índice de 90 % de aproveitamento.
A manchete envolve as seguintes capacidades físicas: força isotônica e isométrica de membros inferiores, dorsal e cintura escapular; flexibilidade de punhos; equilíbrio estático, dinâmico e recuperado.
Etapas para realização da manchete:
1) Entrada na bola:
- Antecipação da chegada da bola é importante manter o corpo atrás da mesma;
- As pernas semiflexionadas, afastadas lateralmente e um pé ligeiramente a frente do outro;
- Os braços estarão estendidos e unidos à frente do corpo.
- Os dedos unidos de uma mão devem estar sobrepostos aos da outra, de forma que os polegares estendidos possam se tocar paralelamente.
2) Contato com a bola:
- O impacto da bola se dá no antebraço e isso será facilitado se os punhos estiverem bem estendidos, em direção ao solo;
- Para amortecer a bola, os ombros e os braços devem se projetar mais à frente cedendo a medida que houver necessidade, de acordo com a distância do objetivo de envio da bola e a velocidade que vier a mesma;
- Para conseguir o resultado inverso do anterior, devemos colocar os ombros mais para trás sem desfazer os braços e as mãos e levá-los para encontrar a bola mais à frente;
- As pernas terão uma participação fundamental para o êxito do fundamento, poderão auxiliar tanto no amortecimento como na impulsão à bola, harmonizando o movimento e não deixando que os braços o executem isoladamente.
3) Término do movimento:
- O corpo deve terminar direcionado para onde foi jogada a bola.
- Os braços deverão permanecer estendidos, a extensão ou flexão das pernas, irá depender das características do envio da bola.
Toque :
O toque é o elemento mais característico de um jogo de voleibol e deve ser dominado por todos os jogadores. Sua descrição será feita em duas etapas:
1 – Entrada sob a bola: Os joelhos e cotovelos devem estar semi-flexionados, os membros inferiores com um afastamento suficiente para proporcionar equilíbrio ao corpo. A bola deve estar exatamente acima da cabeça no momento do contato. Um pé deverá estar ligeiramente à frente do outro. As mãos devem estar com os dedos estendidos, com um formato arredondado para melhor acomodar a curvatura da bola.
2 – Execução: O contato com a bola deve ser feito com a parte interna dos dedos, com uma pequena flexão do punho. Os dedos devem encaixar perfeitamente na bola, como se fossem segurá-la. Os polegares são a base principal, auxiliados pelos indicadores e médios. Os anulares e os mínimos participam menos da execução. Os cotovelos e joelhos deverão estender-se simultaneamente impulsionando a bola (MACHADO, 2006).
As variações do toque (toque lateral, toque de costas) seguem o mesmo princípio básico. A única forma que tem uma diferença considerável é o toque em suspensão, onde o aluno deverá realizar um salto e tocar na bola no ponto mais alto possível.
Posição De Expectativa :
No vôlei a posição de expectativa é muito importante. Atualmente com a possibilidade de defesas altas, ou seja, com um gesto parecido com o toque, uma posição de expectativa intermediária pode ser o ideal, o ponto de partida para conseguir uma defesa.
A expectativa baixa e a expectativa alta também são usadas, mas em casos mais extremos. Uma posição bem baixa pode limitar os deslocamentos, já que o jogador vai estar com a base bem, fixa no chão. Essa posição só dá condição de defender uma pancada no "colo". Já uma posição muito alta dificulta a reação para uma bola mais a frente, onde a queda rápida seja necessária.
A posição de expectativa média, ou intermediária, vai possibilitar todos os tipos de defesas.
Com as pernas afastadas, nunca muito afastadas e com os joelhos flexionados o jogador deve deixar os braços a frente do corpo numa altura média.
Lembrando que no momento da defesa o jogador deve estar parado. Dessa forma ele, reagindo rapidamente, poderá defender bolas em quase todas as direções.
Levantada :
É normalmente o segundo contato que um time tem com a bola. Após ser recebida com um passe, um jogador a entrega para outro, sendo esse denominado, naquele momento, levantador. Com as pontas dos dedos, ele empurra a bola para cima. O objetivo principal desse fundamento é manter a bola em uma altura suficiente para que o atacante mande-a para o campo adversário com chances de marcar um ponto.
Cortada :
A cortada é um tipo de ataque muito utilizado pelos jogadores no voleibol. Consiste em golpear a bola, rápida e violentamente, com uma das mãos, procurando fazê-la tocar a quadra adversária.
Antes de mais nada, o atleta deve permanecer atento a tudo que se passa na quadra. Ao perceber que o levantador colocou a bola em sua direção, ele dá uma pequena corrida em direção à bola.
Mantendo a velocidade, o atleta prepara-se para a impulsão. Esta é a fase da aproximação.
Arrasta a perna direita para junto da esquerda, flexionando-as enquanto leva os braços para trás, simultaneamente, e estende as pernas e eleva os braços,
...