Trabalho De Estruturalismo
Trabalho Universitário: Trabalho De Estruturalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sarahflor • 14/11/2013 • 1.069 Palavras (5 Páginas) • 414 Visualizações
Teoria Estruturalista na Administração
A origem da Teoria Estruturalista na Administração surge como um desdobramento da Teoria da Burocracia e de uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.
A Teoria Estruturalista, portanto, é uma tentativa de reunir aspectos relevantes das abordagens Clássica e Humanística.
Aspectos importantes
A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas;
A necessidade de visualizar “a organização como uma unidade complexa, onde interagem grupos sociais” que compartilham alguns objetivos da organização, mas que podem incompatibilizar com outros (ex. distribuição de lucros);
A influência do estruturalismo nas Ciências Sociais e sua repercussão no estudo das organizações;
Novo conceito de estrutura. O estruturalismo está voltado para o todo e para o relacionamento das partes da constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são as características básicas do estruturalismo.
Sociedade de Organizações
Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organização das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer.
Processo de desenvolvimento das organizações ao longo de quatro etapas
Etapa da natureza
É a etapa inicial → os elementos da natureza constituíam a base única de subsistência da Humanidade. O papel do capital e do trabalho é irrelevante nessa etapa da história da civilização.
Etapa do trabalho
A partir da natureza, surge um fator perturbador que inicia verdadeira revolução no desenvolvimento da Humanidade: o trabalho. O trabalho passa a condicionar as formas de organização da sociedade.
Etapa do capital:
O capital prepondera sobre a natureza e o trabalho, tornando-se um dos fatores básicos da vida social.
Etapa da organização:
A natureza, o trabalho e o capital se submetem à organização. A organização, sob uma forma rudimentar, já existia desde os primórdios da evolução humana, do mesmo modo que o capital existira antes da fase capitalista.
As Organizações
Constituem a forma dominante de instituição da moderna sociedade
São a manifestação de uma sociedade altamente especializada e interdependente que se caracteriza por um crescente padrão de vida.
As organizações permeiam todos os aspectos da vida moderna e envolvem a participação de numerosas pessoas.
Cada organização é limitada por recursos escassos e, por isso, não pode tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem: daí o problema de determinar a melhor alocação de recursos.
A eficiência é obtida quando a organização aplica seus recursos naquela alternativa que produz o melhor resultado.
O Homem Organizacional
O homem organizacional necessita ter as seguintes características:
Flexibilidade - em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna, bem como da diversidade dos papéis desempenhados nas diversas organizações.
Tolerância às frustrações – para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais.
Capacidade de adiar as recompensas – e poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização, em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividade profissional.
Permanente desejo de realização – para garantir a conformidade e a cooperação com as normas que controlam e asseguram o acesso às posições de carreira dentro da organização, proporcionando recompensas e sansões sociais e materiais.
Teoria Estruturalista da Administração Envolve
Tanto a organização formal como a organização informal;
Tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas;
Todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização;
Todos os diferentes tipos de organizações;
A análise intra-organizacional e a análise interorganizacional.
Teoria Estruturalista da Administração Envolve:
Abordagem múltipla: organização formal e informal.
Os estruturalistas não alteram os conceitos da organização formal e informal (formal tudo o que estiver expresso no organograma como hierarquia, regras, regulamentos, controle de qualidade e informal as relações sociais). A Teoria Estruturalista tenta encontrar o equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano que constitui o ponto principal da vida, da sociedade e do pensamento moderna.
...