Trabalho De Metrologia
Exames: Trabalho De Metrologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edvanLima • 18/4/2014 • 2.258 Palavras (10 Páginas) • 656 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................
2 DESENVOLVIMENTO ..................................................................................
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................
4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................
3
4
11
12
1 INTRODUÇÃO
Tem a presente atividade por finalidade apresentar algumas considerações sobre a metrologia, tais como a definição, o motivo de sua implantação, o seu papel na metrologia, a definição de Commetro e sua competência; a definição, missão, principais competências e atribuições do Inmetro; a definição de Sinmetro.
2 DESENVOLVIMENTO
Medir, pesar, comparar e demais critérios é o que define de maneira mais clara a função da Metrologia, setor responsável pelo controle e acompanhamento da produção de um produto e serviço durante e após seu desenvolvimento. Para tanto, a Metrologia é baseada em normas que definem requisitos, padrões e também em desenhos e procedimentos para ter base na avaliação de um produto.
A metrologia aplica-se a todas as grandezas determinadas e, em particular, às dimensões lineares e angulares das peças mecânicas. Nenhum processo de usinagem permite que se obtenha rigorosamente uma dimensão prefixada. Por essa razão, é necessário conhecer a grandeza do erro tolerável, antes de se escolherem os meios de fabricação e controle convenientes. (DI PAULI E ULIANA, 1996)
2.1 O que é Metrologia
De acordo com o site Wikipédia (2014), a Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógicos ou eletrônicos (digitais), e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas. Metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos. Quase sempre se usam nas ciências universais as unidades de sistema internacional (SI).
2.2 O motivo de sua implantação
Segundo o site Wikipédia (2014), a ISO série 9000 define explicitamente a relação entre garantia da qualidade e metrologia, estabelecendo diretrizes para se manter um controle sobre os instrumentos de medição da empresa, tornando assim necessária, a implantação de um processo metrológico na empresa que busca ou possui uma certificação. O fator “globalização dos mercados” também põe em prática um de seus principais objetivos, que é traduzir a confiabilidade nos sistemas de medição e garantir que especificações técnicas, regulamentos e normas existentes, proporcionem as mesmas condições de perfeita aceitabilidade na montagem e encaixe de partes de produtos finais, independente de onde sejam produzidas. Um outro objetivo, não menos importante, está na melhoria do nível de vida das populações por meio do consumo de produtos com qualidade, da preservação da segurança e da saúde e do meio ambiente
2.3 Qual é o papel da metrologia na organização
De acordo com o site Wikipédia (2014), a Metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.
2.4 O que é CONMETRO e sua competência
Segundo informações do site do Inmetro (2014), o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO – é um colegiado interministerial que exerce a função de órgão normativo do Sinmetro e que tem o Inmetro como sua secretaria executiva. Integram o Conmetro os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Ciência e Tecnologia; da Saúde; do Trabalho e Emprego; do Meio Ambiente; das Relações Exteriores; da Justiça; da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento; da Defesa; o Presidente do Inmetro e os Presidentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, da Confederação Nacional da Indústria - CNI, da Confederação Nacional do Comércio - CNC e do Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC.
Compete ao Conmetro:
● Formular, coordenar e supervisionar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação da qualidade de produtos, serviços e pessoal, prevendo mecanismos de consulta que harmonizem os interesses públicos, das empresas industriais e dos consumidores;
● Assegurar a uniformidade e a racionalização das unidades de medida utilizadas em todo o território nacional;
● Estimular as atividades de normalização voluntária no país;
● Estabelecer regulamentos técnicos referentes a materiais e produtos industriais;
● Fixar critérios e procedimentos para certificação da qualidade de materiais e produtos industriais;
● Fixar critérios e procedimentos para aplicação das penalidades nos casos de infração a dispositivo da legislação referente à metrologia, à normalização industrial, à certificação da qualidade de produtos industriais e aos atos normativos dela decorrentes;
...