Trabalho De Parasitologia
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Parasitologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jtp177 • 19/4/2014 • 444 Palavras (2 Páginas) • 654 Visualizações
Introdução
Transpiração é a eliminação de água na forma de vapor.
A transpiração vegetal ocorre pela abertura de estômatos, onde a água é liberada da folha para a atmosfera por difusão na forma de vapor.
Nos vegetais a transpiração ocorre principalmente através das folhas, que é a principal superfície de contato do vegetal com o ambiente.
O fenômeno da transpiração é fundamental para a vida do vegetal, mas deve ocorrer de modo a permitir a sobrevivência do mesmo, pois o excesso de perda d”água na forma de vapor pela transpiração, pode levar a morte do vegetal.
Os vegetais apresentam várias adaptações para evitar a transpiração excessiva, de acordo com o ambiente onde vivem.
A organização do corpo do vegetal está relacionada diretamente com o fenômeno da transpiração. O número de folhas e a superfície foliar são fatores que determinam maior ou menor taxa de transpiração pelo vegetal.
Sob determinadas condições atmosféricas, como temperatura, umidade relativa do ar e luminosidade, não só a abertura dos estômatos irá variar como também a taxa de transpiração.
Objetivo
O objetivo dessa aula prática foi mostrar o funcionamento do processo de transpiração vegetal de uma planta que foi estressada e de outra que não foi.
Observar a abertura estomática e comprovar a transpiração vegetal.
Materiais e procedimentos utilizados
Cortou-se tiras de papel de filtro, em tamanho 2x6 cm, mergulhou-se as tiras de papel em solução aquosa de Cloreto de Cobalto, a 5% , após as tiras de papel foram retiradas e distendidas sobre uma placa de vidro e acondicionadas em estufa a 80º C. Depois de secas, foram mantidas em local fechado e seco.
Depois, acoplou-se duas tiras de papel de cobalto, nas superfícies, adaxial e abaxial em uma folha de jambolão, Também, em 1 folha de batata(tubérculo), de arroz, 1 de bambu, junto as tirar usou-se, uma lamina em cada superfície das folhas juntamente com os papéis, ficando tudo, preso por pregadores.
Este procedimento foi feito em plantas estressadas e normais.
Resultados
Na planta Jambolão (normal), a parte adaxial não variou o azul e na abaxial variou o rosa.
Na planta Jambolão (estressada), a parte adaxial também não variou o azul e na abaxial variou o rosa.
Na planta Bambú (normal), a parte adaxial não variou o azul e na abaxial variou o rosa.
Na planta Bambú (estressado), a parte adaxial não variou o azul e na abaxial variou o rosa.
Na planta Arroz (normal), a parte adaxial não variou o azul e na abaxial variou o rosa.
Na planta Arroz (estressado), a parte adaxial não variou o azul e na abaxial variou o rosa.
Na
...