TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pme

Ensaios: Trabalho De Pme. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

Empresa é uma organização destinada a obter lucro, desenvolver pessoas intelectualmente, adquirir recursos por si própria a fim de se manter com seus próprios recursos, oferecendo a sociedade serviços ou bens de consumo.

Uma empresa imersa na sociedade responde civilmente seja ela uma pessoa física ou jurídica. As mesmas tem responsabilidades e obrigações desenvolvendo um papel fundamental na economia do pais.

Para que governo possa cobrar impostos adequadamente foram definidos alguns critérios para determinar tamanho de empresa, como por exemplo, patrimônio numera de funcionários, receita bruta anual e numero de filiais.

Uma empresa é considerada microempresa quando possui até 19 funcionários para o setor industrial, para o comercio e serviço é de até 9 funcionários.

Pequena empresa no setor industrial é de 20 a 99 empregados e comercio e serviço é de 10 a 49 empregados.

As pequenas empresas tem uma grande importância no cenário nacional, contribuindo para a redução da crise, e representando 91% dos empregos gerados no país. Segundo dados do IBGE, em 1999 existiam 3.740.764 micro empresas no país. Dentro do contexto da MPE, destacamos os ramos de comercio e serviço que representam um alto valor de receita do país com 72% e 56% respectivamente.

Dentre as suas características, podemos considerar que o número de funcionários de uma MPE é baixo, e tem um número reduzido de diretores, onde, grande parte das decisões é tomada pelo gerente principal. Sua estrutura organizacional geralmente é simples, os seus recursos são muito limitados, e o acesso a inovações tecnológicas, e a manutenção de mão de obra são difíceis.

Vemos que as MPEs já se e vista em vários setores dentro do âmbito nacional, incluindo indústrias, comércios e serviços. E por seus grandes desempenhos nesses setores já ocupam uma grande fatia nas pesquisas de receitas anuais.

Dados gerais das MPES brasileiras

As MPEs no Brasil O que isso representa

20% do PIB R$ 700 bilhões

99% das empresas 5,7 milhões de MPEs

60% dos empregos 56,4 milhões de empregos

Com o crescimento das MPEs no mercado mundial, elas passaram a ocupar um lugar de destaque no mercado econômico, isso graças às novas tecnologias, a urbanização das cidades e a automoção das indústrias se tornando assim importante para o cenário econômico.

Com a globalização as MPEs começaram a fazer negócios com outros países, por serem mais flexíveis do que as empresa de médio e grande porte e assim atendem as necessidades dos clientes externo mais rápido.

Uma grande preocupação para os donos da MPEs é o possível fracasso que normalmente é causada da má gestão, a falta de planejamento (ou mau planejamento), a falta de competência gerencial, a falta de conhecimento no ramo do negócio, a concorrência de empresas que estão no mercado há mais tempo, a falta de dedicação ao negócio, o baixo poder aquisitivo para investir em tecnologia e entre outros.

Quando falamos da taxa de falência das empresas, constatamos que ao contrario do que imaginávamos o maior índice de falência aparece justamente após o 1º ano de existência, justamente onde se imaginava que o negócio atingiu um grau maior de maturidade é onde justamente aumenta os problemas, e um dos principais motivos é justamente o problema financeiro, onde o pequeno investidor colocou todo o capital disponível e ainda não conseguiu obter o retorno financeiro esperado, muitas vezes continua precisando de mais capital de giro para reinvestir e não consegue linhas de crédito, juntando com outros problemas como carga tributária, recessão econômica e falta de clientes acabam por sucumbir.

Diversos motivos levam a criação de uma empresa, ás vezes o enxergar oportunidades, experiências anteriores, insatisfação com empregos anteriores, visão empreendedora, ou tinha capital disponível e decidiu arriscar, às vezes foi demitido e utilizou a rescisão e o FGTS e outros.

As empresas principalmente as recém-criadas encontram diversas dificuldades, dentre elas citamos, falta de capital de giro, problemas financeiros, concorrência muito forte e alguns casos até desleais, excesso de impostos e tributações, calote de maus pagadores, falta de cientes e de crédito para reinvestir, recessão econômica, falta de conhecimentos gerenciais, falta de mão de obra qualificadas, instalações e pontos inadequados e outros.

Estamos em uma época em que a procura por bens e serviços vem crescendo cada vez mais, fazendo com que aumente a importante em relação à velocidade em que cada empresário deve tomar suas decisões. E para uma empresa sobreviva em meio ao mundo empresarial e ter sucesso é preciso ter alguns fatores e qualidades que são essenciais para o seu desenvolvimento. Alguns destes importantes fatores envolvem a qualidade dos produtos e serviços, sendo o mais importante destes fatores é a força e determinação de seu respectivo administrador.

Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com