Trabalho De Sociologia-Desigualdade De Várias Ordens
Trabalho Universitário: Trabalho De Sociologia-Desigualdade De Várias Ordens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Puccacin • 12/3/2015 • 2.467 Palavras (10 Páginas) • 6.856 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO PEREIRA DA SILVA – ENSINO INTEGRAL
DESIGUALDADES DE VÁRIAS ORDENS
ABRIL
2014
ESCOLA ESTUDAL PROFESSOR FRANCISCO PEREIRA DA SILVA
SÉRIE: 3º A do Ensino Médio Integral
PROFESSOR: Silvio Messias
NÚMERO: 12
DESIGUALDADE DE VÁRIAS ORDENS
Resumo apresentado para obtenção de nota
no 2º bimestre na disciplina de Sociologia.
22 de maio de 2014
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................02
2 BRASIL, PAÍS DAS DESIGUALDADES?................................................................04
3 OPORTUNIDADES IGUAIS, CONDIÇÕES IGUAIS?.............................................04
3.1 MERITOCRACIA...............................................................................................05
3.2 IMAGENS DA DESIGUALDADE.......................................................................05
4 ONDE ESTÃO E COMO VÃO AS MULHERES NO BRASIL..................................05
5 TODOS IGUAIS OU MUITO DIFERENTES?..........................................................06
5.1 GILBERTO FREYRE.........................................................................................07
5.2 ORACY NOGUEIRA..........................................................................................08
6 PRETO NA PELE OU PRETO NO SANGUE?........................................................08
CONCLUSÃO.............................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................11
ANEXOS.....................................................................................................................12
APÊNDICES...............................................................................................................13
Introdução
1.1 Brasil, país das desigualdades?
De acordo com Karl Marx no século XIX abordou a desigualdade social baseado nas teorias de Rousseau do século XVIII que trata a igualdade dos homens.
1. 2 Oportunidades iguais, condições iguais?
Após a 2º guerra mundial adotaram modelo político diferente, onde o cidadão tivesse educação publica seu desempenho (a profissão futura) estaria garantido sem distinção de classes.
1.2.1 Meritocracia
A meritocracia trata todas as pessoas como cidadãos, ou seja, somos iguais.
1.2.2 Imagens da desigualdade
A imagem dos países estrangeiros é de igualdade social enquanto no Brasil é de uma grande diferença social, ou seja, uma pessoa no topo dos demais, seus servidores.
1.3 Onde estão e como vão as mulheres no Brasil
As mulheres não possuem o mesmo direito que os homens assim sendo discriminadas. O conceito da Biologia abrange em distinguir os sexos somente, já na Sociologia são construções segundo cada cultura e cada sociedade.
1.4 Todos iguais ou muito diferentes?
Questionamentos são levantados sobre se somos iguais ou diferentes, sobre as oportunidades dadas às pessoas com cores diferentes da considerada branca. A situação dos não brancos é pior que a dos brancos.
1.4.1 Gilberto Freyre
Gilberto Freyre, um importante pensador brasileiro, era contra o racismo e defendia que a mestiçagem brasileira era um traço fundamental da riqueza nacional.
1.4.2 Oracy Nogueira
Oracy Nogueira abrange temas voltados para estigma e preconceito, também desenvolveu pesquisas sobre família e estudos de comunidade e sociologia das profissões.
1.5 Preto na pele ou preto no sangue?
Oracy Nogueira compara o Brasil e Estados Unidos. Embora o Brasil vivesse em uma situação onde havia muita discriminação contra os negros, não havia aqui uma separação radical, já nos Estados Unidos havia.
2. Brasil, país das desigualdades?
Karl Marx quer entender as causas da desigualdade social para diminuir a distância entre os semelhantes. Rousseau lembra que os homens nascem iguais e são postos em situação de desigualdade.
Os sociólogos criam um antídoto para as problemáticas sociais. A igualdade seria a solução entre outras controversas. Há varias sugestões, porém não vivenciadas assim como veremos no Brasil.
Embora o Brasil seja pobre está visado como um país próspero. É ainda subdesenvolvido com o poder econômico nas mãos de poucos. A desigualdade gera situações complexas e ratifica a própria desigualdade.
Quebrar esse círculo vicioso é garantir igualdade entre os pares. O rico continua cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. O filho do rico possui facilidade de crescimento educacional e financeiro enquanto que o filho do pobre, na sua maioria, está condenado a uma péssima educação e consequentes trabalhos com baixos salários.
Desigualdade se define em alguns indivíduos ou grupos tenham vantagens sobre os outros. A questão de sanar essa desigualdade
...