Trabalho De Sustentabilidade
Artigos Científicos: Trabalho De Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flavialucy • 13/5/2014 • 9.175 Palavras (37 Páginas) • 283 Visualizações
Introdução
A questão ambiental e seu viés mais vistoso e importante, a sustentabilidade, são temas constantes de discussões, programas e preocupação internacionais. Na PUC-SP, por exemplo, poderia ser diferente. Por isso, é muito bem-vindo o trabalho iniciado, que visa o Incentivo à Sustentabilidade da PUC. A ideia é apoiar financeiramente projetos que tenham como objetivo promover ações de conservação dos recursos naturais da Universidade e propiciar um ambiente saudável e ambientalmente seguro nos campi, além, é claro, de educar.
Essa medida é essencial, não só pelo que ela traz de importância de fato, mas também simbólica: uma das mais importantes universidades do país, a PUC precisa seguir o exemplo de outras instituições neste tema e agir (como a USP, por exemplo), mostrando que sustentabilidade não é nem pode ser apenas uma questão retórica e simpática.
O tema da sustentabilidade tem de permear todas as nossas ações e “essas ações” podem ir mais além, produzindo agentes multiplicadores e efetivos. O meio ambiente agradece.
Sumário
1. Metodologia
2. Educação Ambiental
Conceito
Educação Ambiental são os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A Educação Ambiental é subdividida de duas formas: formal e informal.
Formal:
É um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino. Segundo a lei 9.795, de 27 de abril de 1999: entende-se por educação ambiental na educação escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, englobando:
I - educação básica:
a) educação infantil;
b) ensino fundamental e
c) ensino médio;
II - educação superior;
III - educação especial;
IV - educação profissional;
V - educação de jovens e adultos.
Informal:
Caracteriza-se por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características (faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, etc.).
Segundo a mesma lei: Entende-se por educação ambiental não formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
Princípios e Objetivos da Educação Ambiental
Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, são princípios da Educação Ambiental:
• Enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
• Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
• Vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
• Garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
• Permanente avaliação crítica do processo educativo;
• Abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;
• Reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
E os objetivos são:
• O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;
• A garantia de democratização das informações ambientais;
• O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;
• O incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;
• O estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;
• O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;
• O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.
A escola tem sido responsável pela educação ambiental do individuo e por consequência da sociedade através do repasse de informações, gerando um sistema dinâmico e abrangente.
A população está tão envolvida com novas tecnologias e com cenários urbanos que estão perdendo a relação natural que tinham com a terra e suas culturas.
Os jovens estão aprendendo valores que excluem o contato com a natureza e não encontram pontos de referencia na atual sociedade moderna.
A educação ambiental é constituída de uma forma abrangente de educação que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
O inicio do relacionamento da humanidade com
...