Trabalho Dos Pensadores De Administraçao
Monografias: Trabalho Dos Pensadores De Administraçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristelli • 1/5/2014 • 1.421 Palavras (6 Páginas) • 280 Visualizações
No trabalho abordamos os pensadores da Administração e suas contribuições para com elas.
O contexto é de fácil entendimento, e saberemos um pouco da vida de cada pensador, e formas de introdução nas mais diversas áreas da Administração e como é importante para os dias de hoje.
Sem os fundadores das Teorias da Administração, talvez não existisse tanta organização em empresas, como pensar em administrar uma empresa visando o lucro, maximização de custos, bem estar dos colaboradores, sustentabilidade entre outros que se encontra neste trabalho a ser apresentado.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 RENÉ DESCARTES
2.1.1 BIBLIOGRAFIA
René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundado da filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à Matemática e à Geometria da época.
2.1.2 CONTRIBUIÇÃO
Desenvolveu o método cartesiano princípio da dúvida sistemática ou da evidência , que consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não souber com evidência clara e distitamente aquilo que é realmente verdadeiro.
Desenvolveu o princípio da análise ou decomposição que consiste em dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes quantas possíveis e necessárias para a adequação e solução e resolve-las uma a uma separadamente.
O princípio da síntese ou da decomposição consiste em conduzir ordenamente nosso pensamentos e raciocínio e o princípio da enumeração ou da verificação consiste em fazer recontagens, verificações e revisões.
2.1.3 RAZÃO DA ESCOLHA
Pelo fato de desenvolver o método cartesiano e seus princípios que teve influência decisiva na administração como um todo, a administração científica, as teorias clássicas e neoclássica tiveram muito dos seus princípios baseados na metodologia cartesiana.
2.2 FREDERICK WINSLOW TAYLOR
2.2.2 BIBLIOGRAFIA
Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) , o fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família Quaker de princípios rígidos e foi educado com forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, iniciou sua carreira como operário da Midvale Steel Co., passando de capataz até chegar a engenheiro, na época a forma de pagamento era por peça ou tarefa, fazendo com que Taylor passasse a estudar uma solução que sanasse dos patrões aos funcionários.
2.2.3 CONTRIBUIÇÃO
O ponto de partida da Taylor partiu para a aplicação do método cartesiano nos princípios da tecnologia na época do trabalho manual, e com isso procurou aplicar às operações das máquinas no século XIX e para isso realizava as operações individuais, e a maneira certa para cada operação que permitia economia de tempo e movimentos.
Apesar de sua atitude pessimista a respeito da natureza humana, já que considerava o operário como irresponsável, vadio e negligente. O modelo científico de Taylor foi a termodinâmica de N. Carnot, de onde Taylor extraiu a idéia de maximização da eficiência industrial com base na maximização da eficiência de cada uma das tarefas elementares: a melhoria da eficiência de cada operário conduz à melhoria em toda a empresa.
Desenvolveu a divisão do trabalho entre gerência e execução, que consiste em repartição de responsabilidade a administração (gerência) era responsável pelo planejamento (estudo do trabalho do operário e o método do trabalho) a supervisão (assistência continua ao trabalhador durante a produção) enquanto o trabalhador era responsável em executar o trabalho.
Taylor foi fundamental para as mudanças nas empresas em um todo, desenvolveu o princípio de planejamento com ênfase na improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho, desenvolveu o princípio de preparo com ênfase em preparar máquinas e equipamentos em arranjo físico e disposição racional, princípio do controle com ênfase para que a gerência pudesse cooperar com os trabalhadores para que a execução do trabalho seja a melhor possível, princípio da execução com ênfase em distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada. Melhorando todos os setores da empresa e dividindo os cargos, responsabilidades e execução tendo melhorias para os patrões, funcionários.
2.2.4 RAZÃO DA ESCOLHA
Taylor foi fundamental para a administração científica, para a melhora contínua da execução e especialização dos operários, e distribuição de cargos e suas responsabilidades, onde todos foram beneficiados, patrões e funcionários.
2.3 HENRY FAYOL
2.3.2 BIBLIOGRAFIA
Henry Fayol (1841-1925), o fundado da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da Revolução Industrial e, mais tarde da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez carreira.
2.3.3 CONTRIBUIÇÕES
Fayol juntamente com Taylor foi um dos fundadores da moderna Administração, definiu funções básicas da empresa, o conceito da Administração prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organização e empresa.
Ênfase na estrutura visa a organização de uma divisão de trabalho que corresponde a especialização das partes (órgãos) que a constituem, divisão do trabalho pode ser vertical (níveis de autoridade) ou horizontal (departamentalização), sendo que está divisão garante a divisão do trabalho e especialização para garantir a harmonia do trabalho, existem também outros órgãos de linha (autoridade linear) e órgãos de staff (autoridade de staff para prestação de serviços e consultoria).
2.3.4 RAZÃO DA ESCOLHA
Fayol ensinou métodos de como se administrar uma empresa, e separá-las por cargos, órgãos e departamentos, fazendo com que todos tivessem funções corretas e maneiras de como executá-las, e importante para os estudantes no início do curso
...