Trabalho Escolta Armada
Trabalho Universitário: Trabalho Escolta Armada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deltaoscarcharli • 6/1/2015 • 1.760 Palavras (8 Páginas) • 259 Visualizações
Planejamento Escolta Armada
Situação
Escoltar cargas com segurança pelas rodovias brasileiras é um desafio que empresas enfrentam quase diariamente. Conhecer o percurso desta cadeia é tão complexo quanto implantar os sistemas necessários. Os prejuízos de transportadoras com roubos e furtos de cargas chegam a ultrapassar 700 milhões de reais por ano.
As quadrilhas estão cada dia mais especializadas e suas ações estão diretamente ligadas à facilidade de receptação de carga. Os roubos não dependem do valor, mas sim da rapidez com que os bandidos conseguem repassar o produto. Isso gera insegurança não apenas para motoristas de caminhão, mas também para empresas que transportam cargas de alto valor agregado. Os produtos mais roubados nas estradas brasileiras são aqueles que possuem uma facilidade de revenda no mercado paralelo, e que oferecem lucros altos aos receptores de mercadorias roubadas. No topo da lista estão produtos alimentícios, bebidas, tecidos, pneus, equipamentos eletrônicos, medicamentos, cosméticos, cigarros, ligas metálicas (cobre, alumínio, aço) e produtos agrícolas.
"Quando falo em roubo, incluo tanto o delito de assalto a mão armada, como o desvio de carga, que nestas circunstâncias é uma ação mais similar ao furto, pois é o desaparecimento da carga causado por falsos caminhoneiros, ou até caminhoneiros profissionais, contudo com desvio de conduta. Bem, estes tipos de delitos podem ser minorados se adotadas algumas práticas. Partindo do princípio de que, na atualidade, as ações do Estado são lentas e muitas vezes ineficazes e até superadas quando adotadas, resta aos empresários buscar na iniciativa privada ferramentas para combatê-los. Assim há o que chamamos de medidas preventivas e combativas. O mais adequado e eficiente hoje é o conjunto 'Escolta Armada-Seguro'. Assim, quando a escolta armada não conseguir evitar os delitos, o seguro ao menos efetuará a reposição da perda financeira."
Planejar um sistema de segurança para o transporte de cargas, visando garantir a integridade física do motorista, das mercadorias e do próprio veículo, exige um estudo detalhado das ações a serem tomadas. Entre os aspectos a serem analisados, estão a rota a ser seguida, o horário de viagem, o tipo de carga a ser transportada, o perfil motorista, além das tecnologias, equipamentos e serviços utilizados para garantir a segurança, como escolta armada e rastreamento. O conjunto desses aspectos é que vai determinar a estrutura necessária para executar o serviço de forma satisfatória.
Independente da estrutura empregada, o objetivo é um só: garantir que a carga chegue ao seu destino sem qualquer prejuízo para as partes envolvidas. Um sistema ideal de segurança para transporte de cargas deve prever um planejamento de todos os passos que serão executados no serviço.
Missão
Garantir a proteção e a integridade de cargas, motoristas e veículos com ampla segurança e comodidade.
Execução
Armamento e Munição
Todo material bélico obrigatoriamente deverão se encontrar em pleno estado de funcionamento sendo eles:
• Armas, munições e armamento não letais;
• Coletes balísticos (Validade de acordo com fabricante).
Armamento
Armamento Quantidade
Revolver .38
Pistola .380
Espingarda Cal 12
Munições
Munições Quantidade
Revolver .38
Pistola .380
Espingarda Cal 12
Armas Não Letais
Armas Não Letais Quant
Espagidor de Agente Químico Lacrimogênio
Granadas fumígenas lacrimogêneas por Veiculo 02
Arma de Choque Elétrico P/ Todos os Vigilantes
Mascaras de Proteção Resp. Facial por Veiculo 04
Pessoal
A formação original da Atividade de Escolta Armada é de 04 (quatro) homens, podendo ser reduzido pela metade de acordo com o valor Escoltado de no máximo 20.000 (Vinte mil) UFIR.
Os profissionais da área de segurança devem ser dotados de atributos para que a missão a que se destinam seja cumprida. Não se admite que um Agente de Segurança com a missão de proteger a carga seja despreparado. Antes de mais nada, ele deve:
• Zelar pelo seu preparo moral, intelectual e físico, visando ao cumprimento da missão;
• Ter resistência a suportar esforços físicos exigidos na atividade de segurança;
• Comportar-se de maneira segura, demonstrando equilíbrio emocional e confiança em si próprio;
• Demonstrar bravura em face do perigo;
• Possuir boa capacidade visual, auditiva e de memorização;
•
Documentação
• Crachá da empresa descrevendo validade, cargo e função;
• CNV (Carteira Nacional de vigilante, em dia) ou Protocolo;
• RG e CNH (Carteira nacional de habilitação) originais.
O Vigilante de Escolta Armada quando da abordagem pela Policia Federal ou outra autoridade:
• Proceder de maneira educada e cordial, na apresentação de toda documentação pertinente ao vigilante e a empresa.
Transporte
• Veiculos em plenas condições de uso;
• (Quatro) portas.
• Sistema de rádio comunicação ininterrupta;
• Ser identificados e padronizados, com inscrições externas que contenham o nome, o logotipo e a atividade executada pela empresa (escolta armada).
...