Trabalho " Etiqueta Na Internet "
Trabalho Escolar: Trabalho " Etiqueta Na Internet ". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosana Fernandes • 24/3/2015 • 561 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Trabalho " Etiqueta na Internet "
Ao participar de salas de bate-papo ou trocar correspondência com pessoas desconhecidas, convém tomar alguns cuidados. No universo virtual também há pessoas mal-intencionadas e de olho em oportunidades para aplicar golpes e tirar proveito de pessoas desprevenidas.
Tudo na vida é assim: tem coisas boas e más. Depende de nós sabermos dirigir nossos interesses para o que nos trará benefícios, desprezando e nos desviando dos mal-intencionados. No mundo virtual não é diferente.
A internet pode ser um instrumento incomparável de lazer, conhecimento e cultura. Mas pode também ser uma porta de entrada para pessoas que só estão à espera de uma oportunidade para aplicar golpes e se beneficiar à custa de pessoas crédulas.
Se os adultos, que possuem experiência, não estão livres de ser envolvidos e enganados, imagine as crianças e os adolescentes. Eles merecem atenção e vigilância para que não se deixem enganar ou acessar material impróprio. Portanto, procure estar junto das crianças quando elas estiverem na internet, sua senha deve ser mantida em segredo. Não a revele para ninguém. De posse de sua senha, qualquer pessoa poderá falar como se fosse você e ter acesso à sua correspondência.
Nunca informe seu telefone ou endereço, especialmente em salas de bate-papo. Você não sabe quem vai ler e de que forma essas pessoas poderão utilizar essas informações.
Evite fornecer pistas que possam servir para localizar você, como seu nome completo, o lugar em que você trabalha, a escola em que estuda, o bairro em que mora.
Se você é adulto e tiver interesse em se encontrar pessoalmente com alguém que conheceu pela internet, combine os primeiros encontros - especialmente o primeiro - durante o dia e em local público e movimentado.
Avise alguém de sua inteira confiança que você vai encontrar uma pessoa que conheceu pela internet. Informe à pessoa de sua confiança o dia, o horário e o local do encontro.
Não participe de correntes (quando alguém envia um texto para um grande número de usuários que, para ter boa sorte, devem repassá-la a outros), principalmente as que pedem dinheiro para qualquer tipo de transação ou que prometem dinheiro fácil, tipo pirâmides da fortuna. Além de você perder dinheiro, essas correntes são ilegais.
Só use cartão de crédito para fazer compras de empresas idôneas e respeitadas no mercado.
Fique vigilante (mas sem ser paranoico) com as crianças para que não acessem material impróprio de índole sexual ou de natureza violenta, ou que sejam incentivadas a atividades perigosas ou ilegais.
Os jovens também devem ser orientados para jamais fornecer números e senhas de contas bancárias, cartão de crédito de um familiar ou outros atos que violem os direitos de outra pessoa.
Ao controlar e orientar as atividades das crianças e dos jovens na internet, você estará contribuindo para que eles tomem consciência dos riscos e aprendam a utilizar a rede de maneira sadia, mas o importante é também deixá-los explorar e descobrir informações sem perda de liberdade.
Cuidado com correspondências que anexam cartões virtuais, tipo Feliz Aniversário, Boa Páscoa, Boas Festas, Feliz Natal, etc. Além de tomar muito tempo para abrir, podem estar
...