Trabalho Grupo Focal
Artigos Científicos: Trabalho Grupo Focal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LimaOliveira • 21/11/2013 • 397 Palavras (2 Páginas) • 882 Visualizações
1-A) Grupo Focal
1-B) Grupo de discussão informal e não estruturado. Número reduzido de pessoas ( até 12 pessoas), com o proposito de obter informação qualitativa em profundidade. As pessoas são convidadas a participar da discussão sobre determinado assunto. Normalmente os participantes possuem algumas características em comum, são selecionadas. A conversação é conduzida por um moderador que domina o assunto, e concentra a discussão em poucos tópicos do interesse da pesquisa. Há a presença de um observador externo, para captar as reações dos participantes. Local de reunião é preparado especialmente para este tipo de atividade. A sala deve ser equipada com recurso de gravação. Os participantes serão informados da gravação e da presença do observador, explicando que é para estudo da pesquisa.
1-C)Exemplo prático para a aplicação desta técnica Entrevista Grupo Focal:
A depressão pós-parto (DPP) apresenta-se como problema de saúde cuja incidência no Brasil gira em torno de 10 a 42% e que acarreta graves prejuízos à saúde materno-infantil e à unidade familiar. A detecção precoce da sintomatologia referente à DPP é a saída mais viável para possibilitar o diagnóstico e diminuir os agravos à saúde. Considerando o profissional de enfermagem como corresponsável pelo acolhimento e direcionamento da puérpera, questiona-se:
Qual tem sido a abordagem da enfermagem em relação aos aspectos emocionais do puerpério durante as consultas de puericultura?
Os resultados desta pesquisa poderão subsidiar o planejamento de estratégias voltadas à saúde mental das puérperas.
O objetivo deste estudo foi identificar como a enfermagem atua frente à DPP nas consultas de puericultura ao passo que sensibiliza profissionais para a detecção precoce.
Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Utilizamos como referencial teórico para Grupo-Focal . O cenário da pesquisa foi os PSF dos bairros, onde foram escolhidos 12 enfermeiras , uma de cada PSF. Para coleta de dados realizando entrevista com este grupo , com duração de 90 minutos, a conversa foi orientada por uma moderadora com conhecimento em depressão pós parto . Os instrumentos utilizados foram as gravações, o diário de campo, entrevista semi-estruturada e a técnica da colagem. Quanto aos resultados, observamos que os enfermeiros não tinham um conceito para a doença, mas eram capazes de identificar fatores relacionados à doença. Houve sensibilização o que, até então não acontecia, promovendo subdiagnostico, conseguindo se assim dados e conhecimento referente ao posicionamento destes profissionais diante a estes pacientes.
...