Trabalho Individual
Casos: Trabalho Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samarasouzal • 27/10/2014 • 4.335 Palavras (18 Páginas) • 288 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4
2.2 Conceito de Gestão Financeira 5
2.3 Gestão financeira e fluxo de caixa 5
2.4 Principais decisões de investimento 7
2.5 Risco e retorno 8
2.6 Principais tipos de orçamento 8
2.7 Pontos positivos do orçamento para a gestão 9
3 Noções de atuária 9
3.1 Conceitos de atuária 10
3.2 Previdência no brasil 10
4. Direito empresarial 10
4.1 Sociedades empresariais e sociedades simples 11
4.2 Obrigações dos empresários e socedades empresariais 11
5 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 13
5.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 13
5.2 EXEMPLO DE FIGURA 13
5.3 EXEMPLO DE QUADRO 14
5.4 EXEMPLO DE TABELA 15
6 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho nos leva a compreender como a Gestão Financeira e Orçamento Empresarial atua no planejamento financeiro e na organização de uma empresa e quais são os Conceitos de Gestão Financeira. Como é importante o Fluxo de Caixa na Gestão Financeira, as Principais Decisões de Investimento, quais os Riscos e Retornos que uma empresa corre ao fazer um investimento. Quais os Principais Tipos de um Orçamento que uma empresa precisa realizar e quais os Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão.
Com ele também podemos compreeder melhor as Noções de Atuária, que analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas. Aprenderemos mais sobre qual o Conceito de Atuária e a Previdência no Brasil.
Compreenderemos melhor do que se trata o Direito Empresarial,que é o ramo do direito que estuda as relações privativas que envolvem a empresa e o empresário. Falaremos um pouco sobre Sociedades Empresariais e Sociedades Simples e quais as Obrigações dos empresários e Sociedades empresariais.
2 DESENVOLVIMENTO
A gestão financeira e o orçamento empresarial e as noções de atuária, aliadas ao direito empresarial, são de suma importância para as organizações, principalmente nos dias atuais, em que, diariamente, é exigido o máximo de conhecimento e astúcia empresarial, ou seja, caso os empresários desejam realmente se destacar no mercado e setor que atuam, alavancando seus negócios e, consequentemente, sendo líderes e ícones no mercado, estes são apenas alguns dos itens que deverão dominar na busca contínua e segura pela vantagem competitiva.
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
A gestão financeira atua no planejamento financeiro, na organização, na direção, na captação, e nos investimentos de recursos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, dos mais diferentes setores da economia. È de sua responsabilidade analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Está sempre de olho nas mudanças econômicas sofridas pelo país, analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da companhia.
O orçamento empresarial é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício e é mais que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. È considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a prestação de contas dos gestores seja objetiva.
O orçamento existe para programar as decisões do plano estratégico e deve ser elaborado levando-se em conta a seguinte sequência de etapas:
• Ligação de casa preparatória para o orçamento, príncipios gerais de planejamento, diretrizes dos cenários, premissas e pré-planejamentos;
• Plano de marketing;
• Plano de suprimento, produção e estocagem (PSPE);
• Plano de recursos humanos;
• Plano financeiro;
2.2 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necesários à atividades da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rendibilidade dos recursos nela aplicados.
Os grandes objetivos das ações e decisões da gestão finaceira podem ser sintetizadas da seguinte forma:
• Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo, este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais.
• Assegurar a rendibilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rendibilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.
• Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à atividade corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.
2.3 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA
Existem vários fatores que afetam o fluxo financeiro de uma empresa, desde um cenário econômico “ sombrio “ em mundo globalizado, como o que passamos recentemente, com altas taxas de juros e cortes de créditos, até mesmo os prazos obtidos com fornecedores e concedidos a clientes.
...