Trabalho Individual
Dissertações: Trabalho Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: may9877 • 26/3/2015 • 1.888 Palavras (8 Páginas) • 511 Visualizações
Pergunta 1
As fadas são fascinantes figuras femininas. Etimologicamente, a palavra “fada”, de acordo com Nelly Novaes Coelho, vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo etc.). As fadas fazem parte do folclore ocidental e tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob a forma de mulher. Podem ainda encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior, isto é, como bruxas.
Com base no enunciado e no texto abaixo, aponte a questão correta.
“O rei chorou durante meses, até que conheceu uma princesa lindíssima e casou com ela. A princesa só tinha mesmo beleza, porque o resto nela era vaidade, orgulho e malvadeza. O dia todo ficava na frente do espelho, perguntando: Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bonita do que eu?” (Branca de Neve. In: As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995)
a.
Fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher ou da condição feminina.
b.
As figuras simbólicas “fada” e “bruxa” não são agregadas à imagem do feminino.
c.
As fadas e as bruxas têm suas características peculiares e não possuem a capacidade de transformação.
d.
O conceito de dualidade não é pertinente à figura feminina, portanto, não é possível afirmar que “bruxa” e “fada” são formas simbólicas da condição da mulher.
e.
A fada, diferentemente da bruxa, é uma mulher muito bonita e vaidosa, que busca, a qualquer preço, a autorrealização.
1 pontos
Pergunta 2
Leia as afirmativas a seguir sobre a obra do fabulista Esopo.
I. As suas histórias são de caráter moral e alegórico, cujos papéis principais eram, normalmente, desenvolvidos por animais.
II. O autor partia da cultura popular para compor as suas histórias, transcritas 100 anos depois de sua morte.
III. As suas fábulas sugeriam normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais, de homens, deuses e mesmo de coisas inanimadas.
Está correto o que se afirma apenas em:
a.
I e II.
b.
I e III.
c.
I, II e III.
d.
II e III.
e.
II.
1 pontos
Pergunta 3
Aponte a alternativa que NÃO apresenta características do texto literário.
a.
Na literatura, as palavras conquistam novos espaços e passam novas possibilidades de perceber a realidade.
b.
Na literatura, o autor sente, escolhe e manipula as palavras, organizando-as para que produzam um efeito que vá além da sua significação objetiva.
c.
Na literatura, o autor procura aproximar as palavras do imaginário, pluralizando os seus sentidos.
d.
Na literatura, o trabalho do escritor é fruto de sua imaginação, sendo a obra, fruto desse trabalho.
e.
Na literatura, o autor prende-se à norma padrão da língua, visto que a escrita literária é pautada em um conjunto de saberes ou de habilidades de escrever e ler bem.
1 pontos
Pergunta 4
Em uma interpretação mais profunda dos contos de fadas, podemos perceber:
I. Os contos de fadas ajudam as crianças a dar um sentido para a vida por tratarem de questões humanas universais, como a solidão e a necessidade de enfrentar a vida.
II. Os contos colaboram para o desenvolvimento da personalidade e dos recursos interiores para que as crianças aprendam a enfrentar as dificuldades do crescimento.
Cada um dos principais contos de fadas é único, no sentido em que trata de uma predisposição falha ou doentia do eu. Logo que passamos do "era uma vez", descobrimos que os contos de fada falam dos "sete pecados capitais da infância".
IV. O conto de fadas oferece às crianças um palco onde elas podem representar seus conflitos interiores. As crianças projetam inconscientemente partes delas mesmas em vários personagens da história, usando-os como repositórios psicológicos para elementos contraditórios do eu.
Está correto o que se afirma apenas em
a.
I, II e III.
b.
I, III e IV.
c.
II, III e IV.
d.
I, II, III e IV.
e.
I, II e IV.
1 pontos
...