Trabalho Individual - Unopar
Trabalho Universitário: Trabalho Individual - Unopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellyls • 16/5/2014 • 1.752 Palavras (8 Páginas) • 555 Visualizações
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Para entendermos melhor o que a microeconomia e macroeconomia estudam o texto a seguir irá abordar três temas importantes e recorrentes: a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.
INFLAÇÃO
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos em um determinado país ou região, durante um período. Em um processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
A inflação é muito ruim para a economia de um país, quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia: ”No ano de 2012 a inflação brasileira foi de 5,84%(IPCA- índice nacional ao consumidor amplo).É importante ressaltar que a meta estabelecida pelo Banco Central Brasileiro é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos”. Ou seja, o aumento da inflação é devido ao aumento nos custos de produção(máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos, a demanda por produtos(aumento no consumo)maior do que a capacidade de produção do país e a emissão exagerada e descontrolada da dinheiro por parte do governo.
TAXA DE JUROS
Na economia e nas finanças, o conceito de taxa de juros diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças. Trata-se de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.
A taxa de juros pode ser fixa (mantém-se estável ou enquanto dura o investimento ou se devolve o empréstimo) ou variável (è atualizada geralmente todos os meses de modo a adaptar-se a inflação, à variação da taxa de câmbio e outras variáveis.
Enquanto os rendimentos da poupança são mínimos a taxa de juros em relação á empréstimos é abusiva, pois, não existe um tabelamento de juros no Brasil, há apenas um teto para o custo dos empréstimos a aposentados. Mas de acordo com a decisão do STF “os juros abusivos acima dos praticados pelo mercado, são proibidos”, segundo o jornal “O Globo”. De acordo com o jornal, os consumidores, podem lançar mão do cdc para impedir abusos, quando se julgarem lesados.
TAXA DE CÂMBIO
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos da moeda nacional), No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Por exemplo, se a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$1,80. A taxa de câmbio reflete o custo de uma moeda em relação á outra. As cotações apresentam taxas para compra e para venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.
Existe somente um mercado de câmbio no País, a termologia “câmbio comercial: usado para operações realizadas no mercado de câmbio, tais como, exportação, importação, transferências financeiras etc.”; e “câmbio turismo: utilizado para classificar as operações relativas à compra e venda de moeda para viagens internacionais”; no entanto são utilizadas pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação.
“Apesar da desvalorização, o câmbio ainda está abaixo da taxa de equilíbrio”, foi o que divulgou o jornal ”Agência do Brasil” dia 24/08/13, onde segundo o professor de economia André Nassif, o processo piorou com a crise econômica nos países avançados, que fez algumas das economias mais importantes do mundo reduzir e desvalorizar artificialmente as moedas. Como resultado, o dólar caiu ainda mais em todo mundo, levando a desindustrialização de diversos setores no Brasil.
Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial
Tal método é composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.
A medida descritiva exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas. Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.
Já as medidas de dispersão tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.
E as técnicas de amostragem probabilísticas é classificada como aleatória simples: quando todo o seu elemento tem a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra. Aleatória estratificada: ocorre quando uma separação da população é feita em extratos com comportamento homogêneo, só se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo. Aleatório por conglomerado: acontece quando divide a amostra em subgrupos heterogêneos, isso porque não há critérios de separação do grupo. E amostragem sistemática: que utiliza o primeiro elemento para realizar as próximas seleções por meio de um critério sistemático, até se obter o número de elementos almejados.
Outro componente dos métodos quantitativos é o número-índice. São indicadores de um comportamento ou tendência de uma ou mais variáveis de um fenômeno. Podendo ser simples quando houver uma única variável, e composto quando há duas ou mais variáveis inclusas.
E por fim a deflação de dados. O fenômeno de deflação é um efeito oposto ao de inflação, pois se trata de uma diminuição relativamente longa do nível geral.
Ética, Política e Sociedade
Os veículos de comunicação em geral promovem um modelo de comportamento social focado no consumo exagerado para a manutenção do modelo econômico vigente. Assim os valores e os costumes se alteram na organização social e também nos modelos de gestão administrativa. Ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para a conquista de consumidores.
Analisando este conceito, abordaremos sobre os limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações,
...