Trabalho - Introdução a docência
Por: Daniela Lucas • 22/4/2015 • Resenha • 730 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
TEXTO
Educação? Educações: aprender com o índio
O fato de ninguém escapar da educação refer-se ao pensamento de que todo lugar é lugar de aprendizagem. No entanto nem sempre essa aprendizagem é desenvolvida pela pessoa, relação que se faz ao trecho falta de educação.
-----
O índio não reporta ingenuidade com sua fala, e sim sua sabedoria em tentar passar que o melhor para eles é a educação relacionada a eles, a que eles melhor utilizarão para sua sobrevivência.
-----
A relação de diferentes nações e diferentes educação, se dá no fato de que cada nação necessita de vivencias e experiências diferentes para se construir e se desenvolver. Isso nos mostra o porque de cada nação ver cada coisa de uma maneira.
Acredito que a educação brasileira não tem apenas uma educação, pois está voltada para cada região e condições sócio- culturais. Embora o conceito básico da educação seja o mesmo para todos, o que se repassa é diferente, depende do publico alvo e da região.
-
Conforme vimos anteriormente a escola tem função de socialização, ela age como a vivência secundária.
A educação no país esta como ele, em pleno desenvolvimento. Ainda enfrenta os também problemas sociais e algumas falhas. A falta de recurso e as limitações dos educadores interferem no processo educacional. A visão de educação no Brasil não é levada como importante ainda, pois se dá mais valor a outros assuntos do que investimento na educação.
Freire criticava a idéia de que ensinar é transmitir saber porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos.
Então acredito que não há uma verdade absoluta, essa verdade é construída aluno x professor. È uma aprendizagem constante. È uma verdade construída.
-
-
A função do educador é transmitir conhecimento que adquiriu durante sua vivência e também propor /ensinar o aluno a ser um desenvolvedor e usuário para transformar e construir a sociedade.
Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação escolar e contribui para a construção de uma sociedade pensante
A educação pode sim mudar a vida de uma pessoa, tanto para construção como para destruição.
Uma boa educação, um bom educador com o papel de construir pensantes e protagonistas da sociedade, pode também se tornar algoz . Uma vez que se feita de maneira tirana, sem precedentes para realmente educar, leva o aluno a um futuro incerto, por isso se diz que o educador, a educação se tornará inúteis e com função de deseducar. Uma vez que a educação se faz presente na inserção do aluno na sociedade, essa mal feita tem reflexos no futuro.
TEXTO
O fax do Nirso
Não acretido que a educação está perdendo espaço, o que vejo é que cada vez mais o mercado se mostra mais competitivo. E acada um precisa buscar maneiras para se sobressair nele. A educação é importante sim, não estou dizendo que não é necessária, mas hoje anda de mãos dadas com inovações.
A instrução, o diploma , a especialização é importante sim, alguns cargos exigem isso, no entanto como existe uma diversidade de atividades realizadas, nem sempre um diploma se faz necessário, há atividades que o que se dá importância é o conhecimento, a experiência sobre o assunto.
...