Trabalho Itten
Trabalho Escolar: Trabalho Itten. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianakgrein • 2/11/2013 • 4.119 Palavras (17 Páginas) • 493 Visualizações
SISTEMAS DE CONTRASTE ITTEN
DAIANA KLAUMANN GREIN
PROFESSOR: ALEXANDRE DA CONCEICÃO
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Design de Moda – Computação Gráfica Aplicada
27-06-2013
RESUMO
Objetos em nossa volta por suas formas, tamanhos e cores. Assim poderíamos supor que a cor fosse uma propriedade do objeto, como tamanho e forma. A cor, no entanto, apenas parece uma propriedade dos objetos. Ela de fato existe apenas nos sentidos do observador. O elemento que faz a cor aparecer é a luz. As cores são estímulos que chegam no nosso olho a partir de ondas eletromagnéticas contidas na luz branca. Os objetos possuem propriedades materiais que absorvem, refratam e refletem os raios luminosos da luz que incide sobre eles. Os estímulos que causam as sensações cromáticas são dividias em dois grupos: as cores-luz e as cores-pigmento. Estudamos os fenômenos das cores nestas duas grandes áreas.
Palavra chave: Itten, Contraste, Cor
1. INTRODUÇÃO
A luz é uma forma de energia à qual os nossos olhos são sensíveis e que permite ver o que nos rodeia . A mistura de luzes coloridas dá resultados muito diferentes dos obtidos com a mistura de tintas. A mistura da luz amarela e azul dá luz branca. A mistura de tinta azul com tinta amarela dá cor verde. A cor dos objetos depende das cores-luz que estes possam refletir. Se a luz branca incide num objeto e este absorve a luz verde e a azul, mas reflete a vermelha, trata-se de um objeto vermelho. Os objetos coloridos absorvem todas as cores da luz exceto aquela que refletem : é a cor que vemos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Buscaremos esclarecer o trabalho realizando ainda a análise sobre sistemas de contraste Itten a fim de buscar contextualizar o assunto estudado com o curso em andamento.
2.1 Johannes Itten (1888-1967)
Johannes Itten nasce em Thun, na Suiça, em 1888. Entre 1904 e 1908 estuda em Berna para formar-se professor de ensino elementar. Em 1909, inicia seus estudos de arte na Escola Superior de Arte em Genebra. Em 1913, vai para Stuttgard estudar pintura. Em 1919 é convidado para lecionar na Bauhaus .Em 1961, Itten publica seu livro “A arte da cor”, onde ele aborda toda a sua experiência com as cores. Itten estabelece três metas para ensinar na Bauhaus:
•Libertar as forças criativas para o trabalho genuíno e autônomo.
•Incentivar a orientação vocacional por meio de exercícios.
•Integrar os princípios objetivos e subjetivos dos elementos do design. Esses três métodos segundo Itten era fazer com que os alunos estivessem ligados a suas próprias percepções, e deixar a padronização ensinada por outras escolas de artes, aquilo que ele chama de trabalho genuíno.
Itten propunha diversos exercícios para seus alunos dentre eles estavam exercícios de contraste, que era a base fundamental em seus ensinamentos, exercícios de visualização de cenas imaginarias fazendo com que os alunos tomassem consciência de três fases no decorrer: experiência, percepção e habilidade. Itten identifica o temperamento do alunos através dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, a partir de preferências cromáticas. Os impressivo-naturalistas apresentavam um desenho preciso nos mínimos detalhes, os construtivo-intelectuais construíam os objetos do desenho tentando conter e geometrizar tudo deforma clara, os espiritual-expressivos eram aqueles que se guiavam por sentimentos intuitivos.
O ensino das cores de Itten recebe uma introdução sobre a natureza física da cor. Itten chama de agente da cor o pigmento e também fala do efeito cromático da cor. O efeito cromático é o efeito que a cor tem em nós é a realidade psicofisiológica da nossa percepção. Itten também aborda o efeito que as cores causam sobre nós quando sobrepostas em outras cores, onde existe uma alteração em nossa percepção. Um exemplo que podemos mostrar é um quadrado cinza claro parece mais escuro num fundo branco do que num fundo preto, e maior no fundo preto do que no branco. As cores para Itten também são um grande agente de temperamento na personalidade do artista levando a uma forma de orientação vocacional. Itten chama essas paletas de individuais de timbre subjetivo. Itten também desenvolve quatro palhetas de cores e intitula de primavera, verão, outono, inverno onde o artista cria uma relação entre elas e a partir delas desenvolve com mais harmonia seus trabalhos. A harmonia cromática para Itten era a avaliação da justaposição de duas ou mais cores, a harmonia deve buscar a satisfação do olho humano, evitando que este produza as cores que estão faltando na composição, a harmonia é um estado de equilíbrio psicofisiologico. Itten também descreve a importância do circulo cromático em seus estudos, e desenvolve a teoria dos sete contrastes cromáticos.
2.2 Luminosidade de Goethe | Teotria de Itten
O ensino das cores de Itten recebe introdução sobre a natureza física da cor, entendida como onda de luz (comprimento da onda). Descreve as conhecidas experiências de Newton, comentando refração, decomposição da luz branca e distinguindo mistura de luz (mistura aditiva) de mistura de pigmento (subtrativa).
Todas as cores dos pintores são pigmentos, ou corpóreas. São cores que absorve luz, e suas misturas são governadas pelas regras da subtração. Quando cores complementares ou combinações das três primárias são misturadas em determinadas proporções, a resultante subtrativa é o preto. A mesma mistura em cores prismáticas, não corpóreas, levará ao branco como resultante aditiva
A cor luz
Luz colorida está presente no espectro solar. Da mesma forma que a luz branca pode ser refratada em seus componentes coloridos, as cores luz podem ser justapostas, fazendo a sínteses aditiva, tendo como resultado novamente a luz branca.
As cores luz podem ser reduzidas nas primárias azul, vermelho e verde que, quando sobrepostas de duas
...