TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Preços E Custos

Ensaios: Trabalho Preços E Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

1 Tipos de Custeio

O sucesso de uma empresa está ligado a um bom gerenciamento de custos, é extremamente importante que ela esteja cercada de informações financeiras para uma tomada de decisão correta. Um bom sistema de gestão de custos tem como objetivo obter e estudar o custo em cada nível de gerenciamento, buscar entendimento sobre os custos, quais são fixos, variáveis, diretos e indiretos. Preparar relatórios comparativos de custos entre períodos distintos, preços de matérias-primas e elaboração de orçamentos para uma maior agilidade e qualidade das decisões. Custo está ligado a todos os recursos financeiros de uma organização correspondentes a bens materiais e imateriais, sejam eles bens ou serviços.

Despesas é o valor que é gasto com a manutenção da empresa, gastos para obtenção de receita como impostos, taxas, contribuições sociais dentre outros.

Custo é quando utilizamos um bem ou serviço na produção de outro bem ou serviço. O custo diferentemente da despesa traz um retorno financeiro, pois pertence à atividade-fim do bem ou serviço. Em custos se enquadram alugueis, mão-de-obra, matéria-prima etc.

Para melhor gerenciamento da empresa é importante que os custos sejam divididos conforme a sua origem podendo-se determinar o custeio efetivo. Devido a essa divisão há custos perfeitamente identificados como diretos e indiretos.

Custos diretos são aqueles que identificamos como pertencente a certo produto de forma objetiva e direta. Por exemplo, no caso da construção civil, custo direto do cimento, tijolo, areia, etc.

Custos indiretos nada mais é que gastos de fabricação, gastos dentro do processo de produção, como no caso da energia usada na obra.

Em toda atividade de uma empresa há custos fixos e variáveis que estão sempre interligados, o custo fixo é aquele que independentemente da produção estará lá, por mais que não se produza nada terá esse custo. No caso, por exemplo, da energia e água, mesmo que não gaste terá de pagar a taxa mínima, ele não varia em proporção ao volume de produção da empresa.

O custo variável por sua vez está relacionado à quantidade de produtos, ele oscila de acordo com o volume da produção, quanto maior a produção maior o custo e vice-versa, nesse caso usamos como exemplo a quantidade de matéria-prima se gastamos de acordo com a quantidade de produção esse é um custo variável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com