Trabalho Pso Afogamento, Diabetes, Avc
Artigos Científicos: Trabalho Pso Afogamento, Diabetes, Avc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: schroder • 29/5/2013 • 1.210 Palavras (5 Páginas) • 761 Visualizações
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Técnico em Segurança do Trabalho
Trabalho Primeiro Socorros
Afogamento, Diabetes, AVC
Márcia Carina Schroder
Feira de Santana-Ba, 7de novembro de 2012
INTRODUÇÃO
Esse trabalho apresenta como o nome já diz dar os primeiros socorros a uma vítima de acidente ou mal súbito, afim de , estabelecer seus sinais vitais e diminuir as complicações posteriores, aqui veremos afogamento, diabetes, AVC ( acidente vascular cerebral).
OBJETIVO
Promover informações sobre procedimentos de primeiros socorros nos casos de afogamento, diabetes e AVC tanto de detectar os sinais e sintomas, quanto as referentes manobras a serem utilizadas em cada um dos casos.
AFOGAMENTO
É quando a vítima por algum motivo ou causa asfixia líquida, sendo esse, de qualquer natureza tendo assim o alagamento das vias respiratórias, havendo a suspensão da troca de oxigênio e gás carbônico pelo organismo.
►SINAIS E SINTOMAS
●Hipotermia (baixa temperatura corporal)
●Náuseas
●Vômitos
●Distensão abdominal
●Tremores
●Cefaleia
●Mal estar
●Cansaço
●Dores musculares
●Em casos especiais Apneia(parada respiratória)
●Parada cardiorrespiratória
►FASES DO RESGATE DO AFOGAMENTO
1-Fase de observação:
Onde se observa a profundidade do local, o número de vítimas, material para o resgate.
Tentar o socorro sem entrar na água, estender um objeto qualquer para que a vítima possa boiar não se deve atirar nada que possa ferir a vítima.
2-Fase de entrada na água:
Certifique-se que a vítima esteja lhe vendo, na piscina a entrada deve ser na diagonal da parte rasa para a parte funda, no mar ou no rio também será diagonal a vítima e também diagonal a correnteza.
3-Fase da abordagem:
1° etapa: abordagem verbal, a uma distância de 3 metros de a vítima acalma-la, dando instruções para que a mesma deite de costas possibilitando uma aproximação sem riscos.
2º etapa: abordagem física, o socorrista deve providenciar algum objeto para que a vítima possa se apoiar e boiar, só então o socorrista pode se aproximar.
4-Fase de reboque:
O Nado que deve ser utilizado será o over arms, nado militar e nado sapo, segurando a vítima por trás passando seu braço pelo braço levantando a cabeça para que a cabeça da vítima fique fora d’água, esse carregamento deverá ser de forma que o peito fique mais elevado do que a cabeça, diminuindo a ocorrência de vômito.
5-Fase do atendimento:
1-Acalmar a vítima, faze-la repousar e aquece-la através da substituição de suas roupas molhadas e fornecer roupas secas, casacos cobertores e bebidas quentes.
2- Manter a vítima deitada em debúbito dorsal procedendo com a lateralização da cabeça ou até da própria vítima afim de que não ocorra aspiração de líquidos.
3-Caso o afogado esteja inconsciente seja deixado sozinho, ele deverá ser colocado na posição de recuperação que mantém o corpo apoiado em posição segura e confortável, além de impedir que a língua bloqueie a garganta e facilite a saída de líquidos.
OBS: Em casos particulares deverá ser realizado:
Em caso de parada respiratória, proceder com a respiração boca –a- boca, mantendo a oxigenação cerebral.
Vítimas com parda cardiorrespiratória, efetuar a RPC caso o tempo submerso seja desconhecido ou inferior à uma hora.
DIABETES
É a transformação de alimentos em glicose, é um dos processos mais importantes do organismo, a insulina é produzida no pâncreas e é essa insulina que vai transformar glicose em energia, se uma pessoa produz insulina insuficiente, a quantidade de açúcar no sangue irá se acumular, causando assim a hiperglicemia (Diabetes).
►SINAIS E SINTOMAS
●Urina excessiva
●Perda de água
●Fome
●Cansaço
●Desânimo
●Confusão mental e até alterações da consciência
►Existem 2 casos de hiperglicemia
●Diabetes tipo1: Geralmente ocorre em pessoas mais jovens
●Diabetes tipo2: Chamada de Diabetes adquirida é aquela que surge durante a vida do paciente, as elevações da glicose são graduais .
Não podemos deixar de citar a Hipoglicemia que seria a diminuição do açúcar no sangue, os pacientes diabéticos podem por momentos e adversidades desenvolverem a hipoglicemia.
►SINAIS E SINTOMAS
●Suor excessivo
●Palidez
●Sensação
...