TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Quimica

Artigo: Trabalho Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 6

ALCANO-PARAFINA

Os Alcanos (ou parafinas) são compostos orgânicos de composição simples (apenas carbono e hidrogênio), mas que podem ser representados por moléculas extremamente grandes (com massa molecular maior que 562u – C40H82, por exemplo). Caracterizam-se pela presença de cadeias lineares ou ramificadas (sempre homogêneas), e ligações exclusivamente saturadas (apenas uma ligação entre carbonos).

Formula de um alcano

As moléculas de substâncias pertencentes ao grupo dos Alcanos seguem uma similaridade na sua formação: O número de hidrogênios é proporcional ao número de carbonos em cada molécula. E isso se repete para os Alcenos e Alcinos, obviamente com proporcionalidades diferentes.

A fórmula descrita para os Alcanos é: CnH2n+2, onde n é o número que define a atomicidade de C. Ex.:

Um composto cujo n = 1, possui fórmula: CH4 ;

Para n=2: C2H6

Para n = 3: C3H8

Para n = 4: C4H10

METANO

Também conhecido como gás natural ou gás dos pântanos, o metano é um gás representado pela fórmula química CH4, incolor, de odor fraco a levemente adocicado, altamente inflamável, estável, praticamente insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos (álcoois, benzenos, ésteres e gasolina). Trata-se do composto mais simples e abundante do grupo dos hidrocarbonetos.

Hidrocarboneto - Metano

O metano se forma a partir da fermentação de resíduos orgânicos pela ação de bactérias, como a decomposição do lixo orgânico nos aterros sanitários, emissão de vulcões de lama, digestão de herbívoros, extração de combustível mineral, metabolismo de certas espécies bacterianas, o apodrecimento de vegetais nos pântanos (sendo por isso chamado de gás dos pântanos), entre outros processos. Por esse motivo, nos aterros sanitários são colocadas muitas “chaminés”, que atravessam as várias camadas de material, pelos quais escoam os gases formados pela fermentação do lixo. A combustão incompleta do metano dá origem à água e ao carbono finamente dividido, chamado negro-de-fumo, que é muito usado na fabricação de graxa para sapatos.

PROPANO

O normal propano ou simplesmente propano, é um hidrocarboneto que nas condições ambientes é um gás incolor, inflamável, não tóxico e com odor característico de gás natural.

O propano normalmente é transportado como um gás liqüefeito em cilindros de aço sob sua própria pressão de vapor 8,5 bar a 21ºC.

C3H8.

Utilizado na mistura denominada MGR (mixed gás refrigerant), que é fundamental para liquefação do gás natural (GNL) em processos industriais, onde a refrigeração necessária é obtida por uma válvula Joule-Thomson.

BUTANO

O butano é um hidrocarboneto gasoso, alifático (composto orgânico cujos átomos de carbono se encontram dispostos em cadeias abertas lineares ou ramificadas) saturado, de fórmula CH3CH2CH2CH3.

É o quarto membro da série dos alcanos e apresenta uma cadeia de átomos de carbono direta.

Existem dois butanos isómeros (compostos que apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferem na fórmula de estrutura), ambos gases: o butano normal, CH3CH2CH2CH3, e o 2-metilpropano também designado de isobutano, de cadeia ramificada, (CH3)3CH.

O radical C4H10, derivado do butano, designa-se de butilo.

O butano normal obtém-se do petróleo e do gás natural por refinação de gás ou através de cracking de hidrocarbonetos com elevado número de átomos de carbono.

O cracking é um processo que permite obter hidrocarbonetos leves a partir de hidrocarbonetos pesados (hidrocarbonetos de moléculas grandes).

O gás butano pode ser facilmente liquefeito sobre pressão e é comercializado no estado líquido em recipiente de aço.

Tem grande aplicação como combustível doméstico e na indústria como matéria prima na produção de butadieno para borrachas sintéticas.

Utiliza-se também para aquecimento e como combustível de motores.

ETENO,ETINO

Em relação aos hidrocarbonetos contendo dois átomos de carbono em sua estrutura, as três possibilidades de moléculas são o etano (com ligações simples entre esses átomos), o eteno (contendo uma ligação dupla) e o etino (que contém uma ligação tripla).

Etano

O etano é a molécula mais simples dos alcanos, que são hidrocarbonetos de cadeia aberta que apresentam apenas ligações simples. Trata-se de uma molécula que apresenta dois átomos de carbono, ligados entre si por meio de uma ligação simples, cada um fazendo mais três ligações com átomos de hidrogênio. Os carbonos da molécula de eteno apresentam hibridização dO tipo sp3.O etano possui utilizações diversas, que vão desde aplicações laboratoriais, na síntese de hidrocarbonetos insaturados, como industriais, destacando-se a produção do gás natural.

O etino é amplamente conhecido no meio industrial como acetileno, nomenclatura esta aceita pela IUPAC. É encontrado em maçaricos de oxiacetinelo, pois sua chama atinge temperaturas elevadas, de aproximadamente 3000 °C. Além disso, é matéria prima para vários componentes, como tintas e fibras têxteis.

BENZENO

O benzeno se apresenta em condições como um líquido incolor de aroma doce característico. Mas seu vapor não deve ser aspirado já que ele é altamente tóxico, seus vapores causam de imediato, tonturas e em grande quantidade até inconsciência. A longo prazo, a inalação de benzeno é associada inclusive como causa de certos tipos de câncer, como leucemia. Outros compostos aromáticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com