Trabalho Retenção De Talentos
Ensaios: Trabalho Retenção De Talentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Basquete21 • 22/3/2015 • 765 Palavras (4 Páginas) • 152 Visualizações
O que Talento?
Segundo definição do Dicionários da Porto Editora talento é o conjunto de aptidões, naturais ou adquiridas, que condicionam o êxito em determinada atividade, grande inteligência, agudeza de espírito ou pessoa que sobressai pela aptidão excepcional para determinada atividade.
Talento esse que podemos nascer com ele ou desenvolvê-lo no muito estudo e treino no decorrer da vida.
Segundo o estudo da COTEC “O talento não é exclusivo e reservado a um conjunto de pessoas. Não é específico de uma área de conhecimento, religião, nacionalidade ou área geográfica. Também não é hereditário, não escolhe idades, nem é estanque ao longo da vida. Muito menos se resume a um conjunto de competências para realizar determinada tarefa. Sobretudo, ter talento não é equiparável a ter sorte e não é, só por si, uma condição suficiente para alcançar o sucesso”.
Identificar e potencializar o talento
Conforme Cavaco Silva qualificações e méritos devem ser enquadrados e transformados em valor. O importante é identificar e estimular as potencialidades e os talentos de cada pessoa, isso deve ser feito principalmente quando se é jovem para melhor aflorar o talento específico, independente de qual seja sua potencialidade.
O que pode ser feito é criar mecanismos para identificar e conscientizar e aumentar a participação da família na educação e formação dos jovens, para identificar o talentos nas escolas, pela flexibilização e enriquecimento do currículo educacional com estruturas de diversas de disciplinas, alimentar a criatividade, consolidar uma cultura de meritocracia com rigor nas instituições de Ensino Superior, compartilhar o conhecimento entre universidades e empresas, pelo desenvolvimento de um mindset empreendedor; pela aproximação entre a ciência e a sociedade, entre outras.
Poucas são as pessoas que tiveram a sorte de terem sido descobertas pelas suas capacidades, o que é bom para eles e para as pessoas com quem trabalham. Mas a maioria das pessoas não tem essa sorte e não consegue mostrar aquilo que sabe fazer de melhor segundo Daniel Bessa, ex-ministro de Economia e diretor-geral da COTEC – Associação Empresarial para a Inovação, ao Observador.
Infelizmente essa é a dura realidade nem todos conseguem desenvolver suas potencialidades no decorrer da vida, caso essa talento não seja identificado inda quando jovem, dificilmente será descoberto em qualquer lugar, caso não exista olhos bem atentos para identificar o melhor que cada pessoa.
Fonte: http://observador.pt/especiais/viver-talento-maioria-das-pessoas-nao-tem-essa-sorte/
Artigo com base nos estudos da COTEC - Associação Empresarial para a Inovação
Por Ana Pimentel: Viver de talento? "Maioria da pessoas não têm essa sorte"
Retenção de Talentos
A retenção de talentos valoriza os funcionários mais capacitados e qualificados, ajudando a organização a economizar custo com recrutamento e seleção no mercado de trabalho, em contratar um profissional que muitas vezes terá um custo elevado a organização do que se capacitarem seus colaboradores para futuras sucessões esta forma a empresa terá um redução de custa com recrutamento externo para determinados cargos, isso nada mais de do que criar um plano de carreira, valorizando qualificando e capacitando seus colaboradores
Para que o processo de retenção de talentos aconteça é necessários melhoras
...