Trabalho Sebre Transexual
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sebre Transexual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: PallomaBarroso • 15/9/2013 • 702 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
1. Introdução
O sexo, atualmente, não é mais tratado como aspecto meramente fisiológico, algo imutável. Os aspectos psicológicos também são levados em consideração, já que uma nova realidade se apresenta de forma a mudar o conceito de todos em relação, principalmente, ao transexual.
O transexualismo já faz parte das pautas jurídicas e psicológicas. Além disso, a medicina possibilita a mudança de sexo, cada vez com mais perfeição. No entanto, mesmo com tal milagre da medicina, não é possível que se faça tal procedimento cirúrgico sem uma avaliação feita anteriormente, a qual dê a segurança de que a intervenção médica seja viável e que não se cometam erros que sejam irreparáveis.
Muitas pessoas não entendem o que é ser transexual, outras até entendem, mas não aceitam ou não concordam. Pelo meio psicológico podemos nos deparar com os diferentes sofrimentos humanos, como o do preconceito, a dor da incompreensão, da exclusão, da rejeição. Se formos perceber, existe uma grande polêmica em torno da transexualidade, as pessoas não sabem como é não se sentir aceito com o próprio corpo, muitas vezes não sabemque se trata de uma patologia que necessita de auxílio psicológico e talvez este desconhecimento seja um dos principais fatores que influenciam na rejeição.
2. Conceito de transexual
O transexual é aquele indivíduo que tem a certeza inabalável de que pertence ao sexo oposto, repudiando totalmente a genitália com a qual nasceu, procurando realizar a mudança com o ato cirúrgico.
A concepção atual diz que o transexual masculino se trata de uma mulher no corpo de um homem e que o transexual feminino é, obviamente, o contrário. Portanto, há uma neurodiscordância de gênero, tendo suas atitudes guiadas de acordo com o gênero que se reconhece psíquica e socialmente.
O comportamento de um transexual não corresponde ao sexo do nascimento, fugindo ao controle do indivíduo a escolha de se adequar ao gênero que lhe foi designado.
3. Etiologia e tentativas terapêuticas
Ainda há uma controvérsia a respeito da etiologia do transexualismo, ou seja, a respeito da causa do transexualismo. Acredita-se que é uma alteração genética no comportamento cerebral, combinado com alteração hormonal e com os fatores sociais. O hipotálamo do transexual faz com que o mesmo se comporte de forma contraria ao sexo correspondente à sua genitália de nascença.
Embora reconheçamos o elevado propósito da psicanálise na anulação dos distúrbios psíquicos originados no inconsciente dos seres humanos, facilitando, assim, a estabilidade emocional do indivíduo, não percebemos efeitos satisfatórios no sentido da reversibilidade do transexualismo em indivíduos adolescentes ou adultos.
Logo, não há uma solução mais adequada na atualidade do que a da cirurgia. Entretanto, para ser realizada é necessário que haja uma triagem rigorosa nos transexuais primários, maiores e capazes a fim de obter sucesso na fase pós-operatória. Um quadro multidisciplinar de profissionais especializados nessa área faz uma avaliação do grau de feminilidade ou masculinidade do paciente. Tal quadro deve
...