Trabalho Sobre O Trabalho
Artigo: Trabalho Sobre O Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joao.silva • 14/5/2014 • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 322 Visualizações
O TRABALHO
Para o homem atuar ativamente no meio ambiente é uma necessidade natural e própria da raça humana, buscar viver mais e de forma mais confortável e obter bens que supra as necessidades da sua existência. Assim o trabalho é o meio que o homem utiliza para atender esses fins.
A evolução do trabalho surge da evolução de ferramentas e da forma que a sociedade enxerga o trabalho. A evolução das ferramentas de dá a partir de um invento ou uma ferramenta anterior que carrega um acúmulo de experiência produtiva de hábitos de trabalho através do conhecimentos da própria comunidade ou de uma comunidade avançada.
O trabalho tem um caráter social até nas sociedades mais primitivas e é a base dos processos industriais mais avançados. Podemos destacar quatro regimes diferenciados de trabalho: comunidade primitiva, escravidão, feudalismo e capitalismo.
COMUNIDADE PRIMITIVA
Comunidade primitiva foi a primeira forma que a sociedade adotou quando o homem separa-se do mundo animal a partir do qual inicia um longo processo de evolução adquirindo qualidades que tornam o ser humano diferente dos outros seres vivos.
Devido as grandes dificuldades que os homens tinham para enfrentar as forças da natureza e fornecer os próprios alimentos o homem foi desenvolvendo ferramentas como o arco e flecha e picaretas e também o trabalho em conjunto. O trabalho em comum carregava a ideia de propriedade comunitária dos meios de produção, que era a base de produção da época. Todos os integrantes estavam em iguais condições.
A comunidade primitiva começa a desintegração quando o desenvolvimento das forças produtivas melhoram provocando mudanças sociais. As tribos descompõe-se em famílias economicamente separadas e dando inicio ao regime de propriedade particular.
REGIME ESCRAVO
A base de produção do regime escravo era a propriedade privada do senhor, a necessidade e o desejo dos homens de facilitar o seu trabalho e dispor de reservas para enfrentar os desastre naturais.
Os opressores viam com desprezo o trabalho físico indigno de homens livres. Essa divisão do trabalho significava a especialização e o aperfeiçoamento dos instrumentos e maior conhecimento t´cnico. O aperfeiçoamento do arado primito agora ganha rodas e criam-se novas ferramentas para usos mais específicos; a força animal é usada em maior frequência e o trabalho dos grandes números de escravos permite a construção de obras como canais, represas, caminhos, navio e prédios e as pessoas da sociedade livre ficam com mais tempo para se dedicar às artes e às ciências.
Aqui os senhores não precisavam mais desenvolver o trabalho pois dispunham de trabalho quase de graça , e os escravos não tinham interesse no seu trabalho, aqui o desenvolvimento encontrou uma barreira que só poderiam ser superadas com uma revolução social e acabou acontecendo através dos próprios escravos acompanhados pelo segmento mais pobres da população socialmente livre.
REGIME FEUDAL
A base das relações de produção deste regime é a propriedade dos senhores feudais sobre os médios de produção e, em primeiro lugar sobre a terra. A palavra feudal provem do latim “feodum” que identifica as terras que o rei distribuía entre os seus senhores em pago ao apoio militar.
As relações entre senhores e servos eram antagônicas e correspondiam a uma contradição irreconciliável. A luta elevou-se na sociedade feudal a um nível mais elevado que o conhecido na escravidão. Os camponeses foram lutando com força cada vez maior contra a opressão feudal para obter o direito de dispor livremente do produto de seu trabalho.
Ao lado de pequenas unidades artesanais começam a aparecer grandes empresas empregando trabalhadores não submetidos à servidão; o comércio cresce além dos mares. Nos séculos 16 e 17 realizam-se grandes descobrimentos científicos e técnicos. Aos poucos se vã estruturando no seio da sociedade feudal o novo sistema capitalista de produção; mas, para que ele tivesse um bom desenvolvimento era preciso por
...